Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

sábado, 5 de julho de 2008

Representações cartográficas diferentes

Enquanto escrevíamos a História em Projetos, um dos desafios que apresentamos aos geógrafos/cartógrafos da editora foi o de elaborarem várias representações cartográficas pouco comum nos livros didáticos.

Ao conhecer o projeto do Worldmapper lembrei-me de nossas idas e vindas na edição e nossos pedidos vistos como 'inusitados' para as representações cartográficas. Vale a pena conhecer o trabalho realizado pela equipe do Worldmapper, aqui você encontra em ordem alfabética (em inglês) a lista de assuntos que eles decidiram representar por meio da linguagem cartográfica.

Agora observe alguns mapas que selecionei para exemplificar: o que você vê representado nos dois mapas a seguir? Que mudanças e permanências podemos observar nos dois períodos em destaque, a que fatores elas estão relacionadas?

Mapa - Riqueza do mundo no ano 1500 (Os cativos capturados na guerra cresceu em importância como mercadoria ... ... nozes de cola eram igualmente importantes, como foram os corantes do norte da Nigéria. Todas estas mercadorias foram altamente apreciadas dentro e em torno da bacia do Mediterrâneo." Richard Effland, 2003)


Mapa - Riqueza do mundo no ano 2002

Entendendo o projeto: Mundo de Borracha

E se o mundo fosse feito de borracha e os continentes e países aumentassem ou diminuíssem de acordo com aquilo que são? E se pudéssemos fazê-los deformar-se ao sabor de parâmetros tão diversos e pouco comuns como a emissão de dióxido de carbono, o preço das casas, os gastos com infra-estrutura, a quantidade de livros publicados, os recursos hídricos ou o número de mortos pelo HIV?

Foi isso que se propôs fazer o Worldmapper, um projeto conjunto de várias instituições que nos dá uma visão particularmente expressiva do mundo em que vivemos. Aqui ficam alguns exemplos bem interessantes...
Por exemplo, veja esta animação



Mapa- Recursos Hídricos (o Kwait não aparece no mapa, pois não existem recursos de água doce lá)


Mapa- Publicação de livros


Mapa- Recursos gastos para manutenção ou substituição de edifícios como escolas, hospitais, infra-estruturas de transportes, comunicação etc. (Na Noruega, Suíça e Dinamarca os recursos gastos são cerca de mil vezes maior do que no Nepal, Etiópia e Burundi.)



Mapa- Mortalidade infantil (Dados de 2002 que computam a morte no primeiro ano de vida. Naquele ano houve 7,2 milhões de óbitos infantis mundial, o que significa que de todos os bebês nascidos no mundo, 5,4% morreram no seu primeiro ano de vida. O território com as mais óbitos infantis era Índia, com 1,7 milhões de mortes, ou 24% do total mundial. Na Índia, por cada 100 bebês nascidos vivos, quase 7 morrem ao longo de 12 meses. Em 22 territórios a taxa de mortalidade infantil é superior a 1 por cada 10 nascidos vivos. Todos estes territórios estão na África. A mais alta taxa de mortalidade infantil está em Serra Leoa onde 16,5 bebês morrem, a cada 100 nascidos vivos.)



Mapa- Desmatamento (O mapa representa a perda líquida de área florestal ao longo de uma década 1990-2000: 31% ocorreram na América do Sul, 21% na Ásia Pacífico. Em todo o mundo, 1,33 milhões de km2 de floresta ao longo deste dez anos foram desmatadas. Na África a área coberta por florestas foi reduzida em 550 000 km2 na década de 1990. Uma observação se faz necessária neste mapa, os países desenvolvidos já destruíram suas áreas florestais há muito tempo, não tem mais o que desmatar. Será que iremos repetir esta história?)



Mapa - Preço das casas no mundo


Mapa- Pobreza humana (A pobreza não é apenas um estado financeiro. Ser pobre afeta vida de muitas maneiras. O índice da pobreza humana que utiliza indicadores não-financeiros captura elementos da pobreza, tais como a esperança de vida, alfabetização para adultos, qualidade da água.. os pobres nos territórios mais ricos são materialmente mais prósperos. O mais elevado índice da pobreza humana estão na África Central, no Japão os mais baixos).



Mapa - Número de mortos pelo vírus HIV


Mapa - Consumo de bebidas alcoólicas



Mapa - Número de mortos em guerras (Em 2002 26% das mortes mundiais provocadas por guerra ocorreram na República Democrática do Congo. Nove territórios representavam 70% de todas as mortes. Burundi teve a mais alta taxa de mortalidade devido à guerra: 1,2 pessoas em cada mil morreram devido à guerra que há anos).



Mapa - Gastos com a indústria militar



Mapa - carros por habitantes (os dados são de 2002- Nos EUA 145 milhões de automóveis, Japão, 55 milhões. Nova Zelândia, no entanto, está no topo desta lista, com 61 veículos por cem pessoas. Como 23% da população da Nova Zelândia tem por volta de 14 anos de idade, é quase um carro por pessoa em idade próxima de tornar-se condutor. Em contraste, na República Centro Africana, Bangladesh e Tajiquistão, há um carro para cada 2000 ou mais + pessoas).



Mapa - Emigração



Mapa- Imigração (3% da população do mundo em 2000 nasceu em um território diferente de onde vive agora: 174 milhões de pessoas moveram-se para um novo território. Os Estados Unidos receberam o maior número de imigrantes internacionais- pessoas que nasceram em outro território e nele já não residem-, porém Andorra tem maior proporção de imigrantes que vivem dentro das suas fronteiras. Quatro em cada cinco pessoas em Andorra são imigrantes. Nas Filipinas, Guiana alguns dos países mais baixos de imigração, apenas uma pessoa em cada 500 é um imigrante internacional).


Mapa- Cristãos no mundo



Mapa- Muçulmanos no mundo


Nenhum comentário: