Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Proposta e objetivos deste blog

Caros professores,

O blog da coleção História em projetos é um blog aberto, sem fins lucrativos - a autora que vos fala não recebe nenhuma remuneração para mantê-lo.
Ele foi criado para cumprir os seguintes objetivos:


a) divulgar o trabalho da coleção História em Projetos da qual sou autora do projeto pedagógico, coordenadora e co-autora, juntamente com Carla Miucci e Andrea Paula;


b) divulgar cursos, programas, lançamentos e sites de interesse aos educadores em geral e, particularmente, aos professores de história;


c) alimentar o trabalho dos professores de História, especialmente o dos professores que acreditam em nossa proposta pedagógica e adotam nossa coleção didática tanto na rede pública como particular. Nossos professores parceiros encontrarão muitas vezes indicação nos posts dos vínculos diretos com as temáticas trabalhadas nos volumes da coleção, com referências às unidades e capítulos e poderão ter acesso ao material de apoio especialmente selecionado e disponibilizado em nossa biblioteca virtual;


d) finalmente, e não menos importante, o blog foi criado para receber contribuições de todos os professores que desenvolvem projetos bacanas e desejam compartilhá-los com os demais. Pois, essa autora que vos fala não aguenta mais ouvir apenas notícias ruins sobre escolas, professores e materiais didáticos e ela conhece escolas, propostas pedagógicas e muitos professores competentes, profissionais, educadores de fato e de direito que fazem a diferença no espaço escolar. Por isso se você desejar compartilhar seus projetos, seu site relacionado à História, ensino de história e afins, envie-nos suas contribuições para nosso mail: historiaemprojetos@gmail.com


Agradecemos sua visita e adoraríamos receber seus comentários com críticas e sugestões para melhorarmos cada vez mais o nosso trabalho.
Um grande abraço
Conceição Oliveira

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Conceição! Parabéns pelo prêmio, foi merecido! Meu nome é Ivi Sloboda, sou professora da rede estadual do Rio de Janeiro e tive muita dificuldade de trabalhar com a coleção devido a dificuldade dos meus alunos de entenderem os textos e as atividades. Trabalho numa comunidade muito carente, onde muitas vezes os alunos do Ensino Médio são semi-alfabetizados. Gostaria de uma dica, uma luz pra conseguir tabalhar melhor em 2009. Obrigada. ivisloboda@yahoo.com.br

Ler o Mundo História disse...

Querida Ivi
Feliz Ano Novo,

Ivi, eu acho que o principal é ter a clareza que a coleção rompe com o paradigma da história tradicional, a idéia é que os alunos com o trabalho de leitura e compreensão dos documentos escritos e imagéticos possam paulatinamente ir construindo os principais conceitos estruturantes da disciplina: relações de poder , sujeito histórico, tempo histórico, espaço, mudança, permanência etc. Esses conceitos aparecem em diferentes momentos da coleção de diferentes modos nos diferentes assuntos trabalhados

Se eles tem dificuldades de leitura é preciso que você faça a mediação da leitura, selecione os documentos mais importantes do capítulo a ser trabalhado, selecione inclusive os capítulos, vc terá de privilegiar nesse caso a qualidade do trabalho em detrimento da quantidade dos temas. Faça o trabalho de leitura conjuntamente com eles e privilegie de início as imagens, porque elas também contribuem para a construção dos conceitos.

Quanto a seção Panorama que acho que muitos professores não têm clareza em relação aos objetivos dela, ela deve funcionar como consulta e deve ser usada no trabalho com a seção Orientando-se no Tempo e no Espaço, não se deve de jeito algum exigir dos alunos que a decorem e cobrar fatos nas avaliações, estas devem ser coerentes com o que é trabalhado em sala de aula.
Um grande abraço e qualquer dúvida, apoio, pode escrever pra gente, ok?
o mail que copiei é da outra co-autora Carla Miucci
beijos
Conceição

Isabel e seu blog disse...

Cara colega.Descobri seu blog ao procurar por projetos sobre a História de afro-descendentes no Rio Grande do Sul. Pretendo desenvolver um projeto, aproveitando um já existente na Universidade do Extremosul.Trabalho no Ensino Médio,na rede pública,com muitos alunos afro-descendentes.Preciso de sugestões para o meu trabalho.Obrigada.profa.Isabel Desimon Testa da Silva.Porto Alegre.RS.

Ler o Mundo História disse...

Cara isabel, vc não me mandou o seu mail, no momento estou em África, Cabo Verde, volto no final do mês de abril.
Escreva para blogmariafro@gmail.com e me conte sobre seu projeto, quando retornar posso dar algumas sugestões
abraços
Conceição Oliveira

Diogo de Almeida Fontana disse...

Iniciativa interessante! Boa sorte!

Um abraço,
Diogo Fontana

Blog: http://diogofontana.blogspot.com/