Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Imagem do dia: entre políticos e múmias

Postado em 27/02/2008, atualizado em 29/02
Vandalismo ou ativismo?

A foto de Raimundo Pacco/Folha Imagem, publicada hoje no site da uol mostra funcionário do mosteiro da Luz, pintando o muro que foi pichado nesta madrugada, após a divulgação pela imprensa de que múmias de cerca de 200 anos foram encontradas no mosteiro. Hoje além das irmãs concepcionistas, as dependências do mosteiro abrigam também o Museu de Arte Sacra.


O autor da pichação diz: As únicas múmias em São Paulo são os políticos do Senado* (sic) e da Câmara. Fora Kassab".

*possivelmente em referência aos políticos paulistas que estão no Senado, já que este se localiza em Brasília.

Embora esse/a pichador/a tenha limitado a expressão de suas críticas aos políticos aos muros externos do mosteiro da Luz, esta autora que vos fala não considera legal pichar a cidade, especialmente monumentos históricos.

E você o que acha da ação do/a pichador/a bem informado sobre as descobertas arqueológicas da cidade e revoltado/a com as ações da administração municipal e com políticos da Câmara e Senado? Comente.
*****************
As recentes descobertas no Mosteiro da Luz provocarão pesquisas entre historiadores e arqueólogos especialistas em temas cristãos, pois foi encontrada uma múmia de cerca de 200 anos em um mosteiro católico e a igreja católica não tem como prática a mumificação de seus mortos, saiba mais sobre esta descoberta lendo o artigo reproduzido ao final desta postagem.
*****************
Você conhece o museu de arte sacra da cidade de São Paulo?


O Mosteiro da Luz, fundado e construído por Frei Antonio de Sant'Anna Galvão, em 1774, é um desses exemplos, sendo considerado, atualmente, o mais importante monumento arquitetônico colonial do século XVIII. Encerrado na última chácara conventual urbana, no Bairro da Luz, coração da cidade de São Paulo, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo - CONDEPHAAT - em 1979, sendo reconhecido como monumento de interesse e preservação nacional.

No seu interior, protegido por suas imponentes paredes de taipa, preserva-se o clima de silêncio e meditação, quer seja no secular recolhimento das Irmãs Concepcionistas, que ainda hoje dedicam-se à oração e ao trabalho, como nas dependências do Museu de Arte Sacra de São Paulo. A Igreja da Luz, fundada em 1802, um dos raros exemplos de planta octogonal do período, compõe o conjunto arquitetônico do Mosteiro da Luz e acolhe, ainda hoje, com sobriedade, ritos religiosos.

O Museu de Arte Sacra convive harmoniosamente com o Mosteiro da Luz, monumento arquitetônico e museal que o acolhe, compondo o cenário apropriado para a preservação e divulgação de uma das mais eloqüentes representações do imaginário religioso brasileiro.
Fonte: Museu de Arte Sacra

Leia sobre essas importantes descobertas arqueológicas feitas neste mosteiro:

Múmia de 200 anos é encontrada no Mosteiro da Luz em São Paulo
Maurício Savarese, São Paulo 26/02/2008 - 18h06. Fonte: Folha online.





















"Havia rastro dos cupins, e os técnicos entraram nas paredes de dentro do museu para ver o que tinha lá. Foi uma grande surpresa, não sabemos há quanto tempo a múmia e o esqueleto estavam ali", disse à Reuters por telefone o padre Armênio Rodrigues Nogueira, responsável pela Mosteiro da Luz.

Encontrados há algumas semanas, os restos foram mantidos em sigilo pelo mosteiro, que entregou a múmia e o esqueleto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O material depois será investigado por arqueólogos e antropólogos ligados ao Museu de Arte Sacra, segundo a assessoria da Arquidiocese de São Paulo.

O ambiente no qual o material foi encontrado será esterilizado, lacrado e desumidificado para evitar riscos à preservação, completou a assessoria da arquidiocese, que informou que até 1822 as freiras que habitavam o local eram enterradas ali.

O processo de mumificação, no entanto, não faz parte de nenhum rito católico.

O mosteiro foi fundado e construído em 1774 por frei Antonio de Sant'Anna Galvão, que no ano passado foi santificado no Brasil pelo papa Bento 16. A Igreja Católica paulistana considera o prédio como o mais importante monumento arquitetônico colonial do século 18 na cidade.

O Museu de Arte Sacra, onde foram encontrados a múmia e o esqueleto, é protegido por paredes de taipa e fica na área do mosteiro, que é habitado pelas chamadas Irmãs Concepcionistas. Elas se dedicam exclusivamente à oração e ao trabalho e pouco saem dali.
************
Leia mais sobre essa grande descoberta em nossa biblioteca virtual

Nenhum comentário: