Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Por falar em Museu Afro Brasil

Link relacionado diretamente a este post aqui

O Museu Afro Brasil em seus três anos de existência é um excente lugar de formação, informação e fruição: cursos, acervos maravilhosos, exposições permanentes e temporárias e ainda uma oferta de livros e publicações próprias imperdíveis aos educadores comprometidos com a 10639/03 e a todo cidadão brasileiro comprometido com a educação para a igualdade racial.



Não deixer de visitar o site e quando estiver na cidade de São Paulo reservar algumas boas horas para conhecer um pouco o seu acervo.

Segue uma dica de uma exposição imperdível:

"Theodoro Sampaio - O sábio negro entre os brancos - (24/11/07 a 30/03/08)

A história do engenheiro baiano Theodoro Sampaio é um sem-fim de peculiaridades. Nasceu em 1855, filho de um padre católico, Manoel Fernandes Sampaio, e da escrava Domingas Paixão. Foi o único deputado federal da história brasileira a ter nascido escravo. Formou-se engenheiro em 1877, e trabalhando como professor de matemática e desenhista do Museu Nacional conseguiu dinheiro suficiente para comprar a alforria de seus três irmãos e a liberdade de sua mãe. Embora negro, por ser filho de branco – ainda que bastardo de pai padre – ele não chegou a ser submetido aos rigores da escravidão. Foi levado para estudar no Rio de Janeiro, e tornou-se o único brasileiro a integrar o grupo de engenheiros norte-americanos que estudou o plano de escoamento das águas e a tecnologia necessária para a construção de sistemas pluviais na cidade. Para isso, foi nomeado pelo imperador D. Pedro II como membro da Comissão Hidráulica.

A contribuição de Theodoro Sampaio para o desenvolvimento urbano de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e várias cidades do interior paulista, como Rio Claro, Itu, Santos e Sorocaba é inestimável. Além do mais, teve intensa"

Correlações com a coleção História em Projetos: Volume 7a série/8º ano, Unidade 3 "O velho mundo entre velhas práticas e novas ideologias: Nacionalismo, Imperialismo, Racismo e Abolicionismo", Capítulo 18- Como se desenrolaram as lutas pela liberdade em fins do século XIX, ver especialmente a seção PANORAMA, que traça a trajetória de personalidades negras no Brasil, linha 1855 Teodório Sampaio, p. 261.

Nenhum comentário: