CURSO
Fundamentos para construção
de mapas conceituais
O mapa conceitual, método inicialmente baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e posteriormente desenvolvido por Joseph Novak, mais do uma simples forma de representação gráfica de informação é uma ferramenta de grande utilidade na formação de conceitos, na construção de proposições lógicas, na organização das idéias e na produção de conhecimento. Um bom mapa conceitual é ao mesmo tempo simples, mas também elegantemente complexo com significados profundos. O mapeamento conceitual tem sido apresentado para ajudar os estudantes a aprender, aos pesquisadores para criar novas idéias, aos administradores para estruturar melhor e gerenciar as organizações, escritores a escrever, e avaliadores para avaliar o aprendizado.
Neste curso estaremos apresentando os principais fundamentos, psicológicos e epistemológicos, envolvidos na construção dos mapas conceituais, bem como explorando alguns recursos do programa de computador CmapTools. Este software, desenvolvido pelo Institute for Human and Machine Cognition (disponível em http://cmap.ihmc.us) tem a finalidade específica de construir, manipular e compartilhar informações com base nos fundamentos teóricos específicos dos mapas conceituais.
É uma ótima oportunidade para conhecer e começar a usar essa poderosa ferramenta!
Instrutor: Prof. MSc. Marcos Roberto Kusnick
Onde: Laboratório de Informática do SECIHA/SECIJUR - Campus Central – UEPG – Ponta Grossa, PR
Quando: O Curso será realizado em duas etapas: 1ª) dia 19/06 2ª) dia 26/06 - são duas quintas-feiras pela manhã das 13:00 às 17:00
Quanto: R$ 20,00 a serem pagos no primeiro dia do curso.
Como se inscrever: enviar um e-mail para kusnick@gmail.com com o assunto “inscrição para o curso”. No corpo da mensagem informe seu nome completo para que possamos emitir seu certificado de participação.
As inscrições estarão abertas até às 18h do dia 15/06, mas as vagas são limitadas. Caso não haja mais vagas quando da sua inscrição você será notificado por e-mail. Portanto confirme sua vaga com antecedência.
Realização: GEDHI - Grupos de Estudos em Didática da História - UEPG
*************
Cursos na cidade de São Paulo
Mais sobre cursos de interesse aos professores, clique aqui
CURSO: HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA 2008
Referenciado na Lei 10.639/2003
Público-alvo: educadores, estudantes universitários e interessados em geral
Parte 1 : Introdução
1º. módulo (15, 29/03 e 05/04)
O Atlântico negro - Trânsitos históricos e culturais, políticas e identidades nas diásporas negras nos séculos XIX e XX
2º. módulo (12, 26/04 e 10/05)
Africanidades - unidade, diversidade e princípios civilizatórios africanos na construção da humanidade
3º. módulo (17, 31/05 e 07/06)
História e historiografia africana e africanista
4º. módulo (14, 21 e 28/06)
Relações entre africanos e o mundo
Parte 2: Perspectivas metodológicas, teóricas e de pesquisas sobre a África e a diáspora
5º. módulo (15, 29, 30*/03, 05 e 12/04)
Comunidades do tambor/ Uma experiência em andamento
* neste dia haverá uma viagem para trabalho de campo
6º. módulo (26/04 e 10/05)
Metodologia I
7º. módulo (17, 31/05 e 07/06)
Olhares diversos sobre Artes e Literaturas africanas
8º. módulo (14 e 21/06)
Metodologia II
Em linhas gerais, a primeira parte do curso (introdução) objetiva propiciar aos participantes uma visão geral sobre História da África e Culturas africanas na diáspora. A segunda parte busca aprofundar as leituras e interpretações bibliográficas e estabelecer parâmetros transdisciplinares para a formulação de projetos de pesquisa. As aulas são ministradas por pesquisadores com inserção internacional.
Aulas aos sábados, de 9h às 13h
O participante poderá se inscrever em um ou mais módulos, de acordo com seu interesse.
Descontos especiais para educadores, estudantes e ativistas da luta anti-racista.
Emissão de certificado
COORDENAÇÃO
Acácio Sidinei Almeida Santos (Doutor em sociologia pela USP; vice-coordenador da
Casa das Áfricas; professor do Depto. de Antropologia da PUC/SP)
"Salloma" Salomão Jovino da Silva (Doutor em História pela PUC/SP;
pesquisador visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)
LOCAL
Associação Cultural Cachuera! . Rua Monte Alegre, 1.094 - Perdizes - São Paulo
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
De segunda a sexta-feira, das 14h às 19h
Pessoalmente, na Associação Cultural Cachuera! . Por telefone: (11) 3872-8113 e 3875-5563
Por e-mail: cachuera@cachuera.org.br . No sítio www.cachuera.org.br
Inscrições a partir de fevereiro de 2008
AS MUITAS JUVENTUDES
Jovens e Adolescentes: Quem são? Como trabalhar com eles?
Objetivos:
- Proporcionar ao profissional a aquisição de uma visão integrada do jovem e do adolescente por meio do estudo das suas peculiaridades psicológicas, entrelaçadas às dinâmicas intra-familiares e variáveis sócio-culturais, dentro do referencial psicodinâmico.
- Capacitar o profissional para compreender e lidar com as questões da adolescência, visando a profilaxia e o manejo de situações-problema.
Conteúdo:
- O conceito de infância e adolescência.
- A psicodinâmica da Adolescência.
- Adolescência, família e sociedade.
- Discussão de casos.
Corpo Docente:
Mafalda J. Pepe (Psicóloga, psicanalista pelo ISS, professora do curso de Adolescências: abordagens terapêuticas do ISS), e Marcia Wada (Psicóloga clínica, pedagoga e assessora de projetos sociais com jovens).
Destinado a:
Psicólogos, educadores, pedagogos, assistentes sociais, médicos, cientistas sociais e demais profissionais das áreas de saúde e de educação, engajados em práticas com adolescentes e jovens, em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.Alunos do último ano de faculdades das áreas de saúde e educação.
Horário:5ª feira das 07:30 às 09:30
Duração: 27 de Março a10 de Julho de 2008
Carga horária: 28 horas
Secretaria de cursos do Instituto Sedes Sapientiae
Rua Ministro de Godoi, 1484 - Perdizes - SP
Fone/fax: (11)3866-2730
www.sedes.org.br
Rua Ministro de Godoi, 1484 - Perdizes - SP
Fone/fax: (11)3866-2730
www.sedes.org.br
******************
BIBLIOTECA TEMÁTICA DE POESIA ALCEU AMOROSO LIMA
CURSOS MARÇO - ABRIL / 2008
Dramaturgia
Com Paula Chagas
O curso é voltado para a pesquisa e o desenvolvimento da linguagem dramatúrgica. Por meio de textos teóricos e exercícios práticos os alunos vão gradativamente se aproximando do texto teatral. Fazendo paralelos entre a linguagem dramatúrgica e as outras linguagens literárias, como a poesia, o texto jornalístico e a prosa, os alunos terão contato com a estrutura, o conteúdo e a especificidade do texto criado para o palco. Ao final do curso, os participantes terão a possibilidade de verem seus textos lidos por atores profissionais.
10 de março a 28 de abril
segundas, das 19 às 22h.
Criação Poética
Com Donizete Galvão
Através de leituras, análises e exercícios práticos, a oficina pretende levar os participantes a uma revisão da sua própria produção e também ao desenvolvimento de novas produções. Com uso de material teórico muito sintético, tem como objetivo estimular a criação de textos que serão analisados durante a oficina.
11 de março a 29 de abril
terças, das 19 às 21h.
Mujeres-Women-Mulheres: 8 Flagrantes sobre o Século XX(I)
Com Ana Rüsh
Serão apresentados poemas de diversas autoras, tanto as que compõem o cânone internacional até outras menos conhecidas do público brasileiro, como Emily Dickinson, Else Lasker-Schüler, Elizabeth Bishop, Noémia de Sousa, Hilda Hilst, Sylvia Plath, Alejandra Pizarnik, Ana Cristina César, Madeline Gins, Isabel de los Angeles Ruano, Alice Ruiz, Âmbar Past, Diamela Eltit, Coral Bracho, Adília Lopes e poetas contemporâneas brasileiras. Os encontros serão divididos por temas, como a in/existência de particularidades no texto escrito por uma mulher, dicções poéticas desenvolvidas pelas autoras, amor, consumo, pornografia, raízes e multiculturalidade.
12 de março a 30 de abril
quartas, das 20 às 22h.
Poesia Brasileira: do Romantismo ao Simbolismo
Com Marcelo Tápia
O curso seguirá um breve itinerário pela história da poesia no Brasil, por meio da leitura analítica de textos representativos da produção poética do período focalizado, fornecendo, ao mesmo tempo, as bases teóricas para uma apreciação crítica dos diversos movimentos literários. O percurso de leitura incluirá autores referenciais excluídos do cânone tradicional, como Sousândrade e Pedro Kilkerry.
13 de março a 24 de abril
quintas, das 19 às 22h.
Introdução à Leitura de Poemas Contemporâneos
Com Andréa Catropa
O objetivo do curso é fornecer aos participantes ferramentas teóricas para sua reflexão acerca da poesia produzida após a década de 70 no Brasil, bem como promover a leitura de obras desse período, visando tornar mais acessível, rico e prazeroso o contato dos leitores com a produção poética contemporânea.
8 de março a 26 de abril
sábados, das 11 às 13h.
Teatro Vocacional
Projeto da Secretaria Municipal de Cultura que visa incentivar a produção de teatro.
Desenvolve a prática teatral através de um laboratório de preparação, buscando passar orientação de montagens e estímulo à autogestão ao indivíduo que quer fazer ou já faz teatro amador. O projeto procura atender a qualquer um, com mais de 14 anos, que queira fazer teatro em processo continuado.
terças, das 19 às 22h, a partir de 18 de março
quartas, das 14 às 17h, a partir de 19 de março
Inscrições para as oficinas, de segunda a sexta, das 10 às 19h, pessoalmente ou pelo telefone 3082 5023. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
BIBLIOTECA TEMÁTICA DE POESIA ALCEU AMOROSO LIMA
Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros (esq. Cardeal Arcoverde)
Tel. 3082 5023
I CICLO DE DEBATES
" A inclusão escolar e seus
resultados"
15/03/2008
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Local : UNIFESP. Teatro Marcos Lindenberg
Rua Botucatu, 862 - Vila Clementino
São Paulo/SP (prox.metro Sta Cruz)
Proximos Encontros
Dia - 14/06/2008 " A Inclusão Escolar nas Alterações Psiquicas Graves" |
Dia - 23/08/2008 " A Inclusão Escolar nas Deficiências físicas, neuro-motora, sensorias e multiplas" |
Dia - 18/10/2008 " A Inclusão Escolar nas dificuldades de aprendizagem" |
Ciclo de Seminários do CEPPPE - Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação
21 e 22 de fevereiro de 2008 na FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (para chegar, consultar mapa disponível em www2.fe.usp.br/estrutura/ )
21 de fevereiro
Local: Sala 114 do Bloco B
9h30 - 12h30
Sylvain Souchaud (Institut de Recherche pour le Développement-IRD)
“A educação como questão demográfica”
14h30 - 17h30
Marília Pinto de Carvalho (FEUSP)
"Critérios de avaliação escolar, gênero e raça nas séries iniciais"
22 de fevereiro
9h30 - 12h30
Valéria Virgínia Lopes (Dra. Pela FEUSP)
“Cartografia da Avaliação Educacional no Brasil”
14h30 - 17h30
Paula Louzano (Dra. Pela Universidade de Harvard)
“Equidade e Excelência no Ensino fundamental Brasileiro”
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
*****************
O Ceom – Centro De Memoria Do Oeste De Santa Catarina, convida-os a enviarem seus artigos para o próximo número da Revista Cadernos do CEOM, cujo número 28 terá como tema: "Memória, História e Educação".
Os artigos para apreciação devem ser remetidos até 30/03/08. Para informações sobre a revista e as normas você poderá obtê-los na página do CEOM ou pelo fone: (049) 33234779.
Por favor, divulgue entre seus colegas
ATT.
Elison Antônio Paim
Editor da Revista Cadernos do CEOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário