Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Opinião dos professores que analisaram a História em Projetos

Profº Eduardino Júnior

"Querida Conceição boa noite!

Fiquei muito feliz em saber que ainda existem Historiadores que acreditam no verdadeiro sentido do significado do que é História.

(...)

Em Abril agora, fui convidado para mais uma oficina pedagógica e a princípio aceitei só para ter um momento fora de sala de aula. Estava cansado de tentar explicar números romanos para meus alunos compreenderem a linha do tempo com os parcos recursos de nosso pobre livro didático utilizado em nossa escola. Foi quando conheci vocês e o trabalho de vocês. Fiquei muito feliz em analisar a coleção História em Projetos.

Parece que tudo o que eu queria expressar em sala de aula, está contido nessa coleção. Parece que todo o meu anseio está nestas páginas. Estou muito contente por receber essa coleção e diante desse estímulo, eu mesmo procurei a minha diretora para dizer-lhe que se essa coleção fosse adotada em nosso município, além de ser muito útil para nós professores, ela também seria de muita utilidade para nossos alunos.

Por isso peço a sua autorização para expor o seu trabalho e tentar convencer os outros professores que a melhor forma de educar um adolescente na História é está: fornecer o que de melhor existe na produção didática.
Desde já agradeço"

Professor Eduardino Junior
(email recebido em 09/05/2007)

Profª Glória

Gostei muito da coleção e acredito que meu trabalho terá um grande diferencial a usando, agradeço o atendimento que você prontamente me ofereceu.

Abraços

Profª Clarissa F, do Rêgo Barros

Queridos companheiros,

Sou professora de História do Ensino Fundamental II no RJ, e fiquei muito feliz em ter recebido a mensagem de vocês sobre a coleção "História em Projetos". O pouco que pude analisar pelo blog, percebi que a coleção procura tabalhar com conceitos em torno de cultura, diferenças étnicas, diversidade, quebrando com as perespectivas comuns em torno de focos eurocêntricos ou apenas marxistas.

Gostaria de poder analisar o material melhor, e recebê-lo em casa e se possível, que a equipe me enviasse pelo correio. Aguardo respostas, e segue baixo o meu e-mail para contato: clafrbarros@yahoo.com.br

Profº Mauro
Já fiz a escolha e escolhi esse livro até pelo fato da nossa escola já trabalho em forma de projeto.
Valeu, abraço.

Profª Cássia

Olá Conceição!!
Estou aqui para dizer que foi um prazer imenso estar com você e seu material, trocando experiências sobre nossa prática em sala de aula e do ensino em História. Acredito que a adoção de sua coleção será feita sem grandes dificuldades e espero poder contar com seu auxílio quando as dúvidas e questionamentos surgirem. Da mesma forma me coloco a disposição para ajudar no que for possível.
Confesso a você que andei meio desanimada com as condições de trabalho que nos são impostas e que muitas vezes nos limitam, mas sua palestra hoje me fez pensar novamente que é possível, que ainda há (mesmo que menos do que antes) em mim a paixão pelo ensino e a esperança de que ele mudará as estruturas do sistema hoje vigente e excludente.
Abraços

Profª Marta de Lirat
Recebi hoje a coleção já dei uma olhada e amei, já vou fazer a divulgação na outra Escola.

Profª Débora Claro
Olá, sou professora do Ensino Fundamental II e gostaria de saber se posso receber um exemplar da coleção. Pois entrei no blog e me interessei muito pelos livros. Quando recebi a mensagem estava justamente pesquisando livros didáticos para adotar na escola em que trabalho.

Profª Rosan Pinto
Pois é!!! O material me parece realmente muito bom.

Um grande abraço!!!

Profª Paula Ciochetto
Oi! A proposta de vocês é bem interessante. Parabés pela iniciativa, pois realmente estamos precisando da uma proposta didática que alcance os alunos. Vou procurar maiores informações a cerca do projeto de vocês.

Profª Marta de Lirat
Assisti o vídeo sobre a coleção, amei, vocês já mandaram para as Escolas para fazer uma análise?????Ah! trabalho na rede municipal.

Profº Heitor Zacouteguy
Achei excelente a idéia da coleção, gostaria de receber, gratuitamente, para análise.

ABRAÇÃO

Profª Cαrσℓ
Oi...Agradeço o convite... e fico feliz pela iniciativa... realmente, esta é uma ótima maneira de manter os professores atualizados no que diz respeito a livros didáticos... achei bastante interessante a prosposta. =) Mais uma vez agradeço o convite. =)

Profº Levi Adriano
Caras colegas, estou lendo os capítulos disponíveis aqui.
Parece que essas edições são interessantes, elas não são pelo menos aparentemente clichês, porém para uma analise mais profunda preciso de pelo menos outros capítulos, que você (se caso achar necessário) pode mandar-me via correio eletrônico ou impresso.
O que me irrita são apostilas, como o "Positivo" que não trazem informações abrangentes sobre assunto e nos obriga praticamente a trabalhar com ela, ou seja, vai trabalhar mulher na idade média e não trabalha a idéia de corpo, trabalha a questão do preço justo e não trabalha a escolástica, somente coloca duas frases de algum historiador famoso para enfeitar, "perfumaria", nada profundo. Eu não trabalho em cima dessas apostilas nas minhas aulas, faço-as em cima da leitura de vários livros como: "O Grande Massacre de Gatos"; "Dialética do Trabalho, História do Brasil do Boris Fausto"; "História das Mulheres no Brasil"; "História da Civilização Ocidental do Burns", entre outros.

Profª Jacira Vieira
Gostaria de agradecer a coleção que recebi e de comunicar que a minha impressão foi tão satisfatória que é a nossa principal opção escolha para 2008, graças a propaganda que fiz, na escola Estadual principalmente.
Obrigado pelo carinho.

Abraço a todos

Profº André Klewer
Agradeço o envio dos livros e aproveito a oportunidade para dizer que gostei muito da coleção e certamente estarei divulgando, pois realmente trata-se de um excelente trabalho. Coloco-me à disposição para colaborar sempre que necessário. Atenciosamente,

Profº Patrício
Gostaria de fazer todos os elogios à Coleção e para tanto acredito ser escusado especificar os aspectos da coleção que merecem elogios. Isso por que todos os aspectos da Coleção realmente ficaram dignos de elogios.
Mas o objetivo principal deste é dizer-lhes que já temos UE's adotando a Coleção como 1 opção, o que é o caso da minha UE.
Depois farei mais contatos.
Um grande abraço!

Profº Adroaldo
Eu já recebi a coleção História em Projetos, agradeço muito a colaboração.Minhas impressões foram as melhores possíveis sobre a coleção.Vou selecionar esta coleção porque acredito que é uma das melhores coleções que observei. Muito Obrigado!

Profª Valdenice
Recebi a coleção História em Projetos e fiquei muito grata pela presteza e pronto atendimento. Estou analisando e gostando muito da obra em sua praticidade e organização. Irei compartilhar com meus colegas de disciplina a minha apreciação no ato da escolha. Grata

Profº Ricardo Azevedo
Em relação aos exemplares, a princípio estranhei o livro, pois não havia visto nada parecido. Foge do padrão do livro didático convencional, mas a idéia que está focada é fora do comum. Surpreendente.
Estive hoje (23/06) no evento ocorrido em São Bernardo do Campo e achei o máximo. Superou as minhas expectativas, pois aprendi muitas coisas novas. Agradeço a atenção e simpatia das autoras, dos divulgadores, enfim, das pessoas envolvidas. Em relação à coleção, é certo que a escola onde leciono indicará a mesma.

Profº Agatângelo
Estou dando uma olhada na obra e confio nessa mentalidade do software livre de que todo mundo contribui para uma idéia. Esse canal direto que foi estabelecido com as autoras pra mim é fundamental, primeiro porque é a primeira vez que isso acontece e segundo porque é um meio de tirar dúvidas, questionar, socializar e contribuir.

Obrigado.

Profª Ana Moreira
Recebi um exemplar da 7ª Série e achei excelente! A linguagem do material vai facilitar a interação professor-aluno. Gostei muito também da qualidade gráfica na reprodução das iconografias e na metodologia, desde o sumário, propondo "interrogações", problemas, interpretações para os alunos, o que ratifica para os mesmos que a "história" é leitura, pesquisa-descoberta e interpretação. Vou indicar para todos meus colegas. Parabéns as autoras!
Gostaria de agradecer a coleção que recebi e de comunicar que a minha impressão foi tão satisfatória que é a nossa principal opção escolha para 2008, graças a propaganda que fiz, na escola Estadual principalmente.
Obrigado pelo carinho. Abraço a todos




Adote a coleção de excelência do PNLD/2008:


Memória
Lélia Gonzalez sugere que sua escola trabalhe com material didático comprometido com o processo de transformação não dos estudantes, mas também de professores e da comunidade do entorno para a criação de um mundo mais inclusivo.

Você
bem sabe que o prazo para as escolas públicas escolherem os livros que vão usar nos próximos 3 anos termina dia 13 de julho.

Agora
é a oportunidade de os professores conhecerem e escolherem!

História
em Projetos apresenta conteúdo integrado, com organização cronológica que facilita a construção da noção de tempo histórico e o estabelecimento de relações contextualizadas entre acontecimentos situados em diferentes tempos e espaços.

Ao longo de todos os volumes, a Coleção tem
compromisso com a Lei 10.639/03, cuidando da linguagem e das representações dos afro-brasileiros e da África para ajudar a criar uma identidade positiva em nossas crianças negras e uma visão de respeito às diferenças entre todas as crianças.

A proposta pedagógica da coleção constrói a relação crítica entre passado-presente e valoriza as diferenças étnicas e culturais, promovendo a construção de uma identidade positiva dos estudantes, estimulando-os a se ver como sujeitos da história.

Cada livro também possui ainda as seções Vocabulário , Glossário e Indo Além, com indicações de sites e filmes.

A proposta pedagógica é inovadora, considera a faixa etária para que se destina o ensino de história do Fundamental 2. Trabalha com textos curtos e utiliza de modo inteligente a documentação escrita e imagética pra construção dos conceitos.

Tem um
caderno do professor com uma proposta que vê o/a professor/a como mediador/a da construção do conhecimento; lida com a proposta de projetos de modo bastante próximo ao cotidiano dos adolescentes brasileiros deste país continental.

Tem uma
pesquisa iconográfica jamais vista na produção didática e utiliza as imagens como fontes históricas (esse foi um dos aspectos ressaltados pelo professor Leandro Karnal, Diretor do Departamento de História da UNICAMP que faz a apresentação da coleção.

Nevegue
pela obra, clicando nos sublinhados:

A
História em Projetos é uma COLEÇÃO DE HISTÓRIA DE EXCELÊNCIA

História em Projetos
tem um Blog para que os/as professores/as interajam diretamente: http://historiaemprojetos.blogspot.com/

- Opinião dos professores que analisaram a História em Projetos

- Conheça algumas páginas da coleção História em Projetosarraste as páginas para cima ou para baixo, com o ponteiro do "mouse" em forma de "mão"


Sua escolha é a garantia de cidadania e dignidade para jovens de hoje e adultos de amanhã.


Outras informações com as autoras Conceição Oliveira e Carla Miucci - mailto:afrodite.fro@gmail.com

8 comentários:

Ricardo disse...

Recebi algumas coleções de livros didáticos em casa e recebi uma coleção na escola.
Gostaria de receber esta coleção também, pois como o conjunto de professores da escola onde leciono não escolheu o PNLD 2008, teríamos mais uma opção.

maria fro disse...

Ricardo qual o seu endereço, como posso fazer para contactá-lo?
abraços
Conceição Oliveira

clafrbarros disse...

Profa. Clarissa F. do Rêgo Barros

Queridos companheiros,
Sou professora de História do ensino fundamental II no RJ, e fiquei muito feliz em ter recebido a mensagem de vocês sobre a coleção "História em Projetos".
O pouco que pude analisar pelo blog, percebi que a coleção procura tabalhar com conceitos em torno de cultura, diferenças étnicas, diversidade, quebrando com as perespectivas comuns em torno de focos eurocentricos ou apenas marxistas.
Gostaria de poder analisar o material melhor, e recebe-lo em casa, e se possível, que a equipe me enviasse pelo correio.
Aguardo respostas, e segue baixo o meu e-mail para contato.
clafrbarros@yahoo.com.br

zumirene disse...

ainda nao tenho acesso a coleçao...
mas gostaria muito de conhecer...ter mesmo q como apoio p estar trab em sala de aula !!!!!
espero poder conhecer muito em breve mesmo pq estou iniciando na sala de aula com essa disciplina...

História em Projetos disse...

Professora Zumirene, qual seu mail para podermos contactá-la?
Abraços
Conceição Oliveira

Rosãngela pirajá disse...

O livro é interessantíssimo, diferente, com belíssimas imagens e um roteiro maravilhoso para nós, professores que trabalhamos numa jornada diária de trabalho de 60 horas. o livro é dioferente de tudo que está no mercado... a inclusão de assuntos pertencentes as afirmações para aplicabilidade da lei 10639 é maravilhosa. Nós e nossos alunos só temos a ganhar com essa coleção.É preciso quebrar com a cultura do "já conheço, não vou mudar, ele está há séculos nessa área" - falo dos livros da família Pilleti!!! vamos dar voz a uma brasileira, filha de baiano e mais do que nunca, tem origem afro-descendente!!!!

SERGIO disse...

Após consultar algumas partes da coleção, fiquei muito interessado em conhecê-la melhor. A minha escola escolheu esta coleção, mas eu ainda não a tenho. Assim, gostaria de receber um exemplar.
Meu e-mail é: sergiohenrique@freteweb.com.br.
Abraços.

Clio disse...

Também gostaria de saber como adquirir esta coleção. O colégio onde trabalho não possue nenhum exemplar!