"Os arrepios do terror" que incluiu alas sobre Inquisição, forca, guilhotina (com um mestre-sala-sem-cabeça) e cadeira elétrica foi um tour pela História e também espaço de polêmica e protestos antes e durante o desfile.
A polêmica anterior à avenida foi parar na imprensa com o pedido da Federação Israelita do Rio de Janeiro acatado pela Justiça que a proibiu de colocar na avenida um carro que faria menção ao Holocausto, com bonecos representando corpos dos judeus mortos.
Segundo o carnavalesco Paulo Barros nunca houve a idéia de vestir um destaque de Adolf Hitler, como foi divulgado na imprensa nos últimos dias. "Quem inventou isso foi extremamente irresponsável."
No site oficial da escola o protesto por escrito que vale a pena ser lido e discutido:
A Viradouro subverte a tristeza e desnuda o horror da intolerância. O cerceamento da liberdade de expressão é o terreno mais fértil para que proliferem a violência, o desrespeito, a brutalidade, o extermínio.
Nem os algozes, nem as vítimas da trágica história da humanidade têm o direito de ocultar os fatos, entorpecer a memória. A proibição sumária da expressão artística é o primeiro passo em direção ao precipício: queimar livros, censurar filmes, destruir alegorias. Por trás de toda arbitrariedade, se esconde a mediocridade, a impossibilidade de vencer a força das idéias, e o que resta é dizimá-las. A "execução da liberdade" é a quinta alegoria da Escola e percorre a avenida para lembrar que o extermínio pode ser a conseqüência do preconceito, da intolerância, do desrespeito à diversidade.
Inicialmente concebida para representar um dos maiores genocídios da humanidade, o holocausto, o carro foi impedido de desfilar por mandato judicial da Federação Israelita do Rio de Janeiro no dia 31 de janeiro de 2008. Algumas reações de organismos nacionais e internacionais deixam clara a incompreensão de que o desfile das escolas de samba é um poderoso instrumento de divulgação de idéias, de sensibilização de corações e mentes de todo o planeta.
O carnaval foi apontado como "espaço inapropriado, em seu ambiente festivo", "desfile com música, mulheres e homens semi desnudos dançando alegremente face a recordação das vítimas do Holocausto", "um espetáculo abominável para os sobreviventes e suas famílias". É claro que houve a compreensão das intenções da escola, ou seja, alertar contra o genocídio de milhares de seres humanos. A alegoria enquanto escultura, se exposta em uma bienal de arte seria aceita. Na avenida, se torna inadequada.
Outras formas de arte retratam o holocausto, como o cinema, o teatro e as artes plásticas. As salas de cinema e os salões dos museus são os espaços mais adequados para que o povo reflita sobre as barbaridades do homem? Considerar "escárnio" desfilar como tema tão contundente na Marquês de Sapucaí é descredenciar uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras. Palco de lutas pela liberdade, a Avenida mostrou, ao longo de anos de desfile, a opressão contra negros e índios, a resistência dos migrantes nordestinos contra a miséria, a saga de heróis que foram mártires nas batalhas pela democracia. O holocausto atingiu não apenas aos judeus, marcando a vida de comunistas, homossexuais, ciganos, deficientes mentais e físicos, intelectuais que discordavam do regime de Hitler, homens, mulheres e crianças que morreram brutalmente, vítimas do nazi-fascismo. A execução do direito de liberdade e a intolerância para com a diversidade cultural, ideológica e religiosa assassinou negros, índios, alquimistas, visionários. A quinta alegoria da Viradouro, passará na Sapucaí representando um protesto contra todo o tipo de extermínio da vida e da liberdade. Não se conta a verdadeira história do homem só com poesia e prazer. As cicatrizes da alma são a melhor forma de proteção contra novas feridas.
O cinema foi citado várias vezes. A primeira foi na comissão de frente, com Mr. Freeze, inimigo de Batman no filme "Batman & Robin" (1997). Quando o assunto foi cabelo, chamou atenção uma ala só de Edwards, o "Mãos-de-Tesoura" do filme de Tim Burton de 1990. Os filmes "Alien" e "Chucky - O Boneco Assassino" ganharam alas e um carro alegórico trazia as duas versões de "O Exorcista".
O "arrepio do parto" foi citado com um boneco que se movimentava e o "da sedução" estava no carro "Kama Sutra", com casais nus pintados de dourado simulando as posições do livro indiano. Aranha, cobra e lagarto e baratas representaram os "arrepios de repugnância".
Por fim, a escola dedicou alas a "Carnavais clássicos" e fez uma homenagem a Cartola --que pode ser interpretada como uma provocação à Mangueira. A Viradouro trouxe ainda Beth Carvalho, que se desentendeu com a verde-e-rosa em 2007, como destaque do carro e incluiu trechos de "As Rosas Não Falam" em seu samba-enredo.
Roteiro dos setores e suas alas:
1º SETOR – ARREPIO DO FRIO - Comissão de Frente - QUEBRANDO O GELO
Aqui um comentário à parte a tecnologia das escolas de samba é surpreendente, quem dera todo empreendimento no Brasil fosse assim, esquiadores, esquiando em pista de gelo real em plena avenida!
1º Casal de MS e PB - Raphael e Simone Pereira - A AURORA BOREAL E O ESQUIMÓ
Ala 01 - VELHA-GUARDA
Ala 02 – Comunidade - PINGÜINS
Alegoria 01 - FRIO
Ala 03 – Baianas - IGLU
2º SETOR – ARREPIO DO CABELO
Ala 04 – Magia - MOICANOS
Ala 05 – Vida Bandida - PUNKS
Ala 06 – Comunidade - EDWARD MÃOS DE TESOURA
Alegoria 02 - FAZENDO A CABEÇA
3º SETOR – ARREPIO DA PAIXÃO
Ala 07 – Amizade - MÃOS
Ala 08 – Beijo na Boca - LÍNGUAS
Ala 09 – Paixão Vermelha e Branca - BOCAS
Ala 10 – Comunidade - GUEIXA
Alegoria 03 - NASCIMENTO
Ala 11 – Tá Rindo Por Quê? - LEONARDO DA VINCI (ESCAFANDRO)
Ala 12 – Crianças - VILLA-LOBOS (TRENZINHO CAIPIRA)
Ala 13 – Artistas - LAMPIÃO
Rainha da Bateria - Juliana Paes - SALVE A SELEÇÃO!
Ala 14: Bateria - FURACÃO DA COPA
CARRO DE SOM
Intérprete Oficial: Nego
Cavaco: Hamilton do Cavaco e Davidson Auxiliares: Lima de Andrade, Julinho, Tiãozinho, Sandro Botafogo, Talarico, Pitty Violão 07 Cordas: Rodrigo, Tan tan: Beloba, Pandeiro: Esguleba
Ala 15 – Passistas - MÉXICO (COPA DE 70)
Ala 16 – Comunidade - ORSON WELLES - (A GUERRA DOS MUNDOS)
Ala 17 – Disse Me Disse - PORTINARI (ESPANTALHO)
Alegoria 04 - “CAMA SUTRA”
5º SETOR – ARREPIO DA EXECUÇÃO
Ala 18 – Comunidade - FOGUEIRA
Ala 19 – Comunidade - FORCA
2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira - Marcinho Simpatia e Patrícia - CABEÇAS VÃO ROLAR!
6º SETOR – ARREPIO DA REPUGNÂNCIA
Ala 22 – Escola - RATOS
Ala 23 – Comunidade - ARANHAS
Ala 24 – Comunidade - COBRAS
Ala 25 – Comunidade - LAGARTOS
Alegoria 06 - O BANQUETE
Ala 26 – Comunidade - BARATAS - (GRUPO DE APOIO À ALEGORIA 06)
7º SETOR – ARREPIO DO TERROR
Ala 27 – Comunidade - FRED KRUEGER
Ala 28 – Vip - CHUCKY
Ala 29 – Comunidade - MOSCA
Ala 30 – Sol da Minha Vida - ALIEN
Alegoria 07 - EXORCISTA
Ala 31 – Arrepiando - ITA NO NORTE
Ala 32 – Sul é Dez - KIZOMBA
Ala 33 – Escola - RATOS E URUBUS
Ala 34 – Escola - MANGUEIRA
Ala 35 – Compositores - COMPOSITORES
Alegoria 08 - AS ROSAS NÃO FALAM
Histórico da escola
Site oficial da escola
O samba enredo original
CARNAVAL 2008
É DE ARREPIAR! Começou o desfile. Sente o frio? Nunca vi nada assim. Quer fazer a cabeça? Enrolado, arrepiado, embolado, colorido. Desperte o meu desejo, num beijo. Para mudar o sentido da vida, Está tremendo? Mas amor, o que passa agora? E o que mais ainda arrepia? Essa não! Que nojo!!! Veja só o que vai passar! Sente um calafrio? Por tudo o que já se viu, Daqueles que sopram na memória. | |
G.R.E.S. Unidos do Viradouro - Samba-Enredo 2008 Gusttavo Clarão, Gilberto Gomes, Nando E Dominguinhos Do Estácio |
"É de arrepiar" |
Com suas alegorias e fantasias, Paulo Barros mexeu com a cabeça do público. Uns sentiram arrepios de prazer e outros náuseas pelas imagens chocantes, como o segundo mestre-sala com a "cabeça cortada", pessoas fantasiadas de baratas dentro de um banquete, integrantes sofrendo de cabeça para baixo no carro do exorcista (...). É válido? A resposta sairá na quarta-feira de cinzas ou no próximo ano, quando será possível ver se algum carnavalesco irá copiar o "novo estilo" de Paulo Barros, como muitos fizeram com as alegorias humanas.
link para as fotos de O Globo
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