Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

É o petróleo, só o petróleo "Vocês fizeram história, escreveram a história" Hugo Chávez

Este é um dos trechos do documentário de A revolução não será televisionada que me parece sintetizar as principais questões discutidas por seus autores Kim Bartley e Donnacha O'Briain.

Quem ainda não o assistiu, não perca, vale a pena. Clique no vídeo abaixo e será direcionado/a às demais partes do documentário. Ao todo são 10 partes.

Hugo Chavez resolve mexer na direção da maior empresa petroleira do país (PDVSA) e se inicia uma oposição articulada das emissoras de tevê venezuelas contra o presidente que culminou no golpe de Estado.
Nas três primeiras partes o governo popular de Chavez e a crescente oposição da elite econômica.

Na parte 5 você pode ver o golpe e na 6 a explicação de como ele foi articulado.

A partir da parte 7 o/a expectador/a pode acompanhar a rearticulação do povo venezuelano que elegeu Chávez, do governo eleito, assim como do Congresso e da Guarda pessoal do presidente articulando-se para retornar à legalidade e controlar os golpistas (elite econômica, tevês, igreja e alto comando das forças armadas).

Nenhum comentário: