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quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Paulo Freire Pedagogia da autonomia

Um sumário que é um verdadeiro libelo educativo:

Cap. 1 – Não há docência sem discência .. 23

1.1 – Ensinar exige rigorosa metódica .. 28

1.2 – Ensinar exige pesquisa .. 32

1.3 – Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos 33

1.4 – Ensinar exige criticidade .. 34

1.5 – Ensinar exige estética e ética .. 36

1.6 – Ensinar exige corporeificação das palavras pelo exemplo .. 38

1.7 – Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação .. 39

1.8 – Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática 42

1.9 – Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural .. 46

Cap. 2 – Ensinar não é transferir conhecimento .. 52

2.1 – Ensinar exige consciência do inacabado ... 55

2.2 – Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado .. 59

2.3 – Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando .. 65

2.4 – Ensinar exige bom senso .. 67

2.5 – Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores .. 74

2.6 – Ensinar exige apreensão da realidade .. 76

2.7 – Ensinar exige alegria e esperança .. 80

2.8 -Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível .. 85

2.9 – Ensinar exige curiosidade .. 94

Cap. 3 – Ensinar é uma especificidade humana ..102

3.1 – Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade .. 102

3.2 – Ensinar exige comprometimento .. 108

3.3 – Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo .. 110

3.4 – Ensinar exige liberdade a autoridade .. 117

3.5 – Ensinar exige tomada consciente de decisões .. 122

3.6 – Ensinar exige saber escutar .. 127

3.7 – Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.. 141

3.8 – Ensinar exige disponibilidade para o diálogo 152

3.9 – Ensinar exige querer bem aos educandos .. 159


Pedagogia da Autonomia





IN: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, disponível aqui

"Do ponto de vista dos interesses dominantes, não há duvi­da de que a educação deve ser uma prática imobilizadora e ocultadora de verdades. Toda vez, porém, que a conjuntura o exige, a educação dominante é progressista à sua maneira, progressista “pela metade”. As forças dominantes estimulam e materializam avanços técnicos compreendidos e, tanto quan­to possível; realizados de maneira neutra. Seria demasiado ingênuo, até angelical de nossa parte, espetar que a "bancada ruralista" aceitasse quieta e concordante a discussão, nas esco­las rurais e mesmo urbanas do país, da reforma agrária como projeto econômico, político e ético da maior importância para o próprio desenvolvimento nacional. Isso é tarefa para educadoras e educadores progressistas cumprir, dentro e fora das escolas. É tarefa para organizações não-governamentais, para sindicatos democráticos realizar. Já não é ingênuo esperar, porém, que o empresariado que se moderniza, com raízes ur­banas, adira à reforma agrária. Seus interesses na expansão do mercado o fazem "progressista" em face da reação ruralista. O próprio comportamento progressista do empresariado que se moderniza, progressista em face da truculência retrógrada dos ruralistas, se esvazia de humanismo quando da confrontação entre os interesses humanos e os do mercado." (3.3 – Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo , FREIRE, 1996.).

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