Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Português é a 8ª língua mais falada do mundo

E como todo mundo sabe a primeira é o mandarim falado por uma China de mais de 1 bilhão de pessoas.

O inglês pode ser falado em muitos lugares do mundo, mas ocupa o segundo lugar no ranking e se você está pensando em aprender uma língua estrangeira falada na França, saiba que o francês é a 10ª língua entre as mais faladas do mundo.


Em relação ao português creio que o número de falantes é maior do que o indicado no mapa pois o Brasil sozinho já tem mais de 180 milhões de falantes e certamente ultrapassa os 200 milhões de falantes se juntarmos a população dos demais países lusófonos em África e Ásia:

  • Angola (10,9 milhões de habitantes)
  • Brasil (185 milhões)
  • Cabo Verde (415 mil)
  • Guiné Bissau (1,4 milhão)
  • Moçambique (18,8 milhões)
  • Portugal (10,5 milhões)
  • São Tomé e Príncipe (182 mil)
  • Timor Leste (800 mil)
  • Macau (?)
Vocês notarão que no post há uma menção à Venezuela e a língua portuguesa, desde quando se fala português na Venezuela? Será que os brasileiros de Roraima invadiram a terra de Chavez?
Acompanhe o ranking no mapa a seguir, clique nele para ver em tamanho maior.

Um comentário:

Karla De Andrade Oliveira disse...

Todos os que vivem ou viveram na Venezuela sabem que houve uma forte imigração portuguesa na década de 1950. Assim não é de estranhar que haja uma parte da população desse país que seja lusófona (ao contrário do comentário irônico sobre a invasão indígena brasileira).
Vale a pena informar-se antes de realizar esse tipo de comentários.
A par disso, segundo dados fornecidos pela ONU em Setembro de 2008, a população mundial lusófona é de 247 milhões de pessoas. Assim que a Língua Portuguesa é a 5.ª e não a 8.ª mais falada no mundo!