Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Replicar material educativo é bom, plagiar, não!

Recebi por mail de uma amiga a minha própria dica que havia dado aos professores nesta postagem aqui do blog História em Projetos, só que pasmem vocês: o meu texto estava assinado por uma outra pessoa!

Deixo aqui meu protesto.

Eu acho que tudo que tem valor educativo e está disponível na rede deve ser copy left,, deve ser replicado, distribuído, utilizado pelos educadores, mas temos de ter a decência de citar as fontes.

A moça que assina o meu texto(!!!!) não citou o blog História em Projetos. Vejam vocês na reprodução que faço do mail recebido logo abaixo desta postagem: ela retirou todas as referências pessoais da minha postagem original (eu sou colaboradora do projeto Porta-Curtas e conheço pessoalmente ao menos dois protagonistas do documentário Identidades em trânsito, um deles o Angelo Barbosa, Djinho, inclusive comentou a postagem aqui) e se apropriou do resto do texto como se fosse dela. Que eu saiba a Revista Educação é da UOL, mas como no mail que recebi não havia esta referência ou qualquer outra sobre qual Revista Educação ela publicou o meu texto, não posso afirmar que é da UOL, de todo modo, fica aqui registrado o meu protesto.

Segue abaixo como a moça publicou o meu texto e AQUI você pode ler minha postagem original.

*************************

Fevereiro 2009

REVISTA EDUCAÇÃO
Por Lia Machado


Documentário Identidades em Trânsito

Clique aqui para assistir e aqui para ler o roteiro.

Documentário dirigido por Daniele Ellery e Márcio Câmara (Brasil, 2007), 19 min.

Este documentário pode ser aproveitado como instrumento de trabalhado em sala de aula: africanos (de Cabo Verde e da Guiné Bissau) falando de suas impressões sobre o nosso país, sobre os seus países e sobre as ricas relações existentes entre Brasil e países africanos de língua portuguesa, além dos estereótipos de cá e de lá - de brasileiros sobre a África e de africanos sobre o Brasil.


O documentário pode ser trabalhado em diferentes disciplinas com foco na 10639/03.

Bom trabalho professor/a!

SINOPSE:

Identidades em Trânsito trata das experiências de estudantes de Guiné-Bissau e Cabo Verde formados no Brasil. O filme aborda a saída, a chegada, adaptação no Brasil, e o retorno desses estudantes aos seus países de origem.


Ficha Técnica

Fotografia Francisco Sérgio Moreira Roteiro Márcio Câmara, Daniele Ellery Som Direto Francisco Sérgio Moreira Edição de som Artesanato Digital Argumen to Daniele Ellery Mixagem Aurélio Dias - Mega Rio Transfer Movedoll - Ronald Palatnik, Gilberto Santana


Festivais
Araribóia Cine 2007
Cineport 2007
FestCine Amazônia 2007
Festival de Cinema de Maringá 2007
Festival de Guarnicê 2007
Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino 2007
Festival Latino Americano de Curtas de Canoa Quebrada 2007
Goiânia Mostra Curtas 2007
Jornada Internacional de Cinema da Bahia 2007
Mostra Curta Audiovisual de Campinas 2007 2007
Mostra Internacional do Filme Etnográfico/RJ 2007
Mostra Olhar do Ceará 2007
Vitória Cine Vídeo 2007

Um comentário:

Anônimo disse...

nossa, essa "educadora" Lia Machado precisa de uma lições de como se portar na internet...há uma ética afinal!!!
Força aí, São
Djinho