Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

domingo, 12 de julho de 2009

Documentário SURPLUS, terrorismo de consumo

Destaco um trecho do documentário Surplus, terrorismo de consumo, 2003, dirigido por Erik Gandini.

Gravado nos EUA, Índia, China, Itália, Suécia, Hungria, Canadá e Cuba durante três anos, usando a linguagem midiática, dinâmica do videoclip, o documentário Surplus desvela a insustentabilidade de um sistema baseado no consumismo desenfreado para a geração de lucro às grandes corporações e sem contudo preencher o vazio existencial da sociedade de consumo.

Cenas de ativistas anti-capitalistas, do comércio de bonecas infláveis, da monotonia e alienação do trabalho, da crise existencial de um jovem milionário da New Economy, e ainda George Bush, Tony Blair, Silvio Berlusconi e outros governantes símbolos de uma era de estímulo à guerra, ao consumo e à intolerância vão sendo apresentadas ao espectador como um chocante videoclip. Nem a Cuba de Fidel Castro é poupada: os discursos anti-capitalista e anti-comunista também são uma forma de propaganda. Qual nossa alternativa diante do modelo hegemônico ada sociedade de mercado?

O documentário conta ainda com a participação especial e voluntária do filósofo Jonh Zerzan um dos críticos mais radicais do pensamento contemporâneo que tem influenciado decisivamente a prática de ativistas por todo mundo contra a alienação da sociedade de consumo. Atentem para Steve Balmer CEO, palestrante motivador da Microsoft, que faz uma ponta e nos dá uma aula de amor à empre$a.





Para assistir na íntegra o documentário legendado, clique aqui

Nenhum comentário: