Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

sábado, 15 de agosto de 2009

Israel matou civis que acenavam com "bandeira branca", diz a HRW

por Adriana Carranca

Durante ofensiva de Israel em Gaza, em dezembro, soldados israelenses atiraram contra civis palestinos que acenavam com bandeiras brancas, matando onze deles, disse, ontem, a organização internacional Human Rights Watch (HRW). O relatório de acusação, com 63 páginas, tem base em investigações e entrevistas conduzidas em sete localidades de Gaza e inclui evidências como laudos médicos que sugerem como as vítimas foram mortas e depoimentos de testemunhas.

As Forças de Defesa de Israel não responderam aos pedidos da HRW por uma reunião para discutir as mortes.

Durante toda a ofensiva, foram mortos 1.100 palestinos. O governo de Israel diz que eles eram usados como escudos humanos por combatentes do Hamas. Em seu relatório, a HRW revela "não ter encontrado qualquer evidência de que estes civis teriam sido usados como escudos humanos ou atingidos no fogo cruzado entre os soldados israelenses e as forças de oposição". A organização afirma que as áreas onde ocorreram as 11 mortes não eram de combate.

Um dos casos do relatório traz a história de duas mulheres e três crianças que estavam na frente de casa, no leste de Jabalya, quando um soldado israelense abriu fogo contra eles, matando duas meninas, de 2 e 7 anos.

A morte deliberada de civis é crime de guerra.

Leia mais no site da HRW (em inglês).

Nenhum comentário: