Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Parabéns professores!



Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de Outubro. Segundo a Wikipédia, a origem da data comemorativa remete a 15 e outubro de 1827, quando "Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar em nosso país. Pelo decreto, ‘todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter escolas de primeiras letras’. Além disso o decreto tratava da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados."

Em 1947, 120 anos após o referido decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado aos professores. Naquele ano, o professor Salomão Becker, de uma pequena escola de São Paulo, sugeriu uma pequena parada no trabalho para evitar o cansaço diante de tantas atividades. A sugestão foi aceita e a houve uma grande comemoração, envolvendo pais e na qual ficou famoso o discurso do professor Becker, que em certo momento colocou: "Professor é profissão. Educar é missão".

A celebração do Dia do Professor espalhou-se pelo país e foi oficializada pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.


Feliz Dia do Professor!

Nenhum comentário: