Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Alemanha doa 100 mil fotos raras à Wikipédia


Civilidade é isso, enquanto aqui, se não ficarmos atentos até mesmo a memória da tortura será passível de revisionismo da extrema-direita, quem dirá punir os culpados ou abrir e disponibilizar na rede todos os arquivos para consulta pública.

***************

O Holocausto, as guerras, as manifestações cívicas e a Queda do Muro de Berlim agora terão imagens para uso público. O Arquivo Nacional Alemão anunciou a doação de 100 mil fotos digitalizadas para a Wikipédia, de 1860 até a atualidade.
Cenas de Auschwitz

Auschwitz: pilha de óculos


A concessão do Governo da Alemanha faz parte de um projeto que pretende colocar 11 milhões de fotografias em domínio público, distribuído sob licença da Creative Commons. Desta maneira, qualquer internauta poderá utilizar e difundir as imagens.

O Arquivo Nacional da Alemanha foi criado em 1952, na cidade de Koblenz, na parte Ocidental, com a finalidade de abrigar documentos históricos. A partir de 1987, todo cidadão alemão ganhou o direito de pesquisar os arquivos, desde que seja justificado por meios oficiais.

Cenas de Auschwitz

O vice-diretor do arquivo, B. Kuhl, declarou que decidiu cooperar com a rede devido ao sucesso de público da enciclopédia virtual e acredita que todas as nações estejam caminhando para disponibilizar materiais históricos na web.
Campo de extermínio em Bergen-Belsen, na atual Baixa Saxônia, Anne Frank foi morta neste campo.
Em novembro, o Google e a Revista People começaram a disponibilizar um acervo valioso de fotos, que deve contar com mais de 10 milhões de imagens.

Fonte:
09/12/08- Plantão INFO

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente é impossivel de entender tamanha crueldade , que Deus tenha piedade ddessas almas ... O mais incrivel é que a maldade cresce cada dia mais ! Devemos fazer nossa parte ...
abraços Fabiola