Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Uma ótima ferramenta de trabalho para suas aulas de história: delicius

Os navegadores mais populares da rede como o explorer e o firefox trazem em seu menu um item para que anexemos e guardemos na memória de nosso computador os links favoritos de navegação.

O delicius é mais do que isso, ele permite aos internautas compartilhar seus links favoritos, organizando-os por tags temáticas. É socializador e comunitário e possibilita a você, professor/a uma ótima ferramenta de trabalho com outros docentes no mundo e também com seus alunos.

Veja aqui um exemplo de conta delicius

Como podem ver neste exemplo, o programa funciona como um Favoritos socializado (social bookmarking)

Como entrar na rede social do delicius

Para baixar o programa é muito simples, basta fazer seu registro aqui .

É aconselhável que você tenha o navegador Firefox, que você pode baixar aqui.

São muitas as vantagens de ter um navegador firefox, aquelas infindáveis pop up são bloqueadas, é um navegador mais leve e ágil e para o delicius ele agrega no menu de navegação o link direto de sua conta delicius e suas tags prediletas, assim todas as vezes que você estiver navegando e deparar-se com um site que deseja guardar para revisitar e compartilhar, você selecionar no link Tag que aparece no menu do firefox.
Se desejar ver um tutorial simples para usar e instalar e saber mais sobre o delicius, consulte aqui.

Como você pode otimizar suas aulas e projetos com o delicius?

Experimente propor aos seus alunos a pesquisa de um tema e o compartilhamento dos sites pesquisados por meio do delicius, você se surpreenderá com a descoberta que o grupo pode fazer a respeito e poderá ainda discutir com eles a qualidade dos sites pesquisados, as diferenças de conteúdo, abordagens etc.

Depois de instalarem e criarem a conta no delicius, por favor, voltem aqui e informem a conta para juntos compartilharmos links interessantes de história.

grande abraço

Conceição Oliveira

Um comentário:

Zevaldo Sousa disse...

Gostei dessa informação irei testar.
Abraços