Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Encontro sobre patrimônio Cultural itajaí SC















XI Cidade Revelada - Encontro sobre Patrimônio Cultural / III Fórum Nacional de Conselhos de Patrimônio Cultural
Itajaí, 24 a 27 de junho de 2008

Apresentação

Trabalhar com a memória é percorrer a superfície porosa de nossa cultura presentificada nos patrimônios culturais. A literatura, a música, as lembranças que denotam experiências no passado, as expressões artísticas, as peças antigas que já foram vanguarda e as edificações constituem o amplo campo das manifestações do Patrimônio Cultural Brasileiro. Garantida pela Constituição da República Brasileira, é dever do poder público, organizado com as mais diferentes comunidades civis, proteger o Patrimônio Cultural Brasileiro, constituído de bens materiais e imateriais. Proteger o patrimônio é dar visibilidade aos locais de memória dos brasileiros.

No município de Itajaí/SC, a preocupação com o patrimônio resultou na Lei Municipal 2.037/1982. Mas foi na década de 1990 que o poder público criou condições efetivas para uma política de preservação do patrimônio cultural, criando, em 1997, o Departamento de Patrimônio Cultural (DPC) e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural com a tarefa de assessorar, preservar e fiscalizar o patrimônio cultural. Um ano depois, estava instituído o evento “Cidade Revelada: Encontro sobre patrimônio histórico, arquitetura e turismo”. Desde a criação do DPC em Itajaí, 16 edificações foram tombadas e mais de 180 imóveis de interesse histórico mapeados.

Desde 2006 o evento ampliou seus olhares intitulando-se “Cidade Revelada: encontro sobre patrimônio cultural”. Em 2007, além desta mudança conceitual e de política de trabalho, o evento trouxe também o II Fórum Nacional de Conselhos Municipais de Patrimônio Cultural. O objetivo foi promover trocas de experiências com representantes de conselhos que trabalham com o patrimônio cultural.

Os dois eventos, organizados pela Fundação Genésio Miranda Lins (FGML) e pela Fundação Cultural de Itajaí, são resultados, também, de ações de inclusão da memória popular. A FGML vem concentrando seus esforços em programas que compreendem o patrimônio imaterial, sobretudo, na produção e catalogação de um acervo de história oral.

O debate sobre patrimônio cultural assume relevância central na realização do evento Cidade Revelada. Ele chega a sua XI edição mantendo este objetivo, ou seja, congregando profissionais das mais diversas frentes deste amplo campo denominado patrimônio cultural. Um núcleo importante, a educação patrimonial, moveu o último encontro. A idéia de que uma herança comum deve ser partilhada, ensinada, enfim, transmitida, ganhou corpo em nossas reflexões. Com base nisto é que este ano trazemos como tema central a Restauração do Patrimônio Cultural Edificado.

1ª Circular - Chamada de Trabalhos

Tema central
Restauração do Patrimônio Cultural Edificado

Eixos Temáticos

  • Eixo Temático 1 - Diagnóstico e tratamento de Patologias em Edificações Históricas.
  • Eixo Temático 2 - História Oral e pesquisa Arqueológica como fonte histórica para processo de restauração.
  • Eixo Temático 3 - Experiências de capacitação e qualificação de mão-de-obra para obras de restauração.

Estrutura do encontro

1. Mesas Redondas
2. Comunicações Orais
3. Mini-cursos
4. Palestra

1. Mesas Redondas

1.1 As Mesas Redondas serão formadas por três ou quatro participantes (incluindo o proponente).

1.2 A duração dos trabalhos de cada mesa redonda terá no máximo 120 minutos, incluindo a apresentação dos participantes e, em seguida, o debate.

1.3 Do envio de Propostas:

1.3.1 A proposição da Mesa Redonda deve ter Título da Mesa Redonda, tema específica do trabalho, resumo da temática, informações do proponente e demais participantes (com suas filiações institucionais, titulações acadêmicas, além de e-mail, telefone, fax e endereço para correspondência).

1.3.2 O proponente da Mesa Redonda deverá enviar - com a proposta da mesa-, o título, resumo e palavras-chave do trabalho que irá apresentar, seguindo as Normas Gerais para o envio de trabalho*.

1.3.3 As propostas deverão ser encaminhadas à Coordenação do IX Cidade Revelada: Encontro sobre Patrimônio Cultural, através do e-mail cidaderevelada@itajai.sc.gov.br, até a data máxima de 29 de fevereiro de 2008.

1.4 Da aprovação da Mesa Redonda:

1.4.1 As propostas serão julgadas por uma Comissão Científica.

1.4.2 O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 14 de março do ano corrente.

1.4.3 Os pesquisadores integrantes da mesa temática acolhida pela Comissão Científica do evento terão até o dia 05 de maio para enviar os trabalhos completos, conforme Normas Gerais para o envio de trabalho*. Após este prazo, nenhum outro trabalho será incluído nos Anais e o mesmo não poderá ser apresentado no evento.

1.5 Das responsabilidades do Proponente:

1.5.1 É responsabilidade do proponente a coordenação e o bom andamento dos trabalhos, cumprindo o programa e o horário estabelecido previamente pela coordenação geral do evento.

2. Comunicações orais

2.1 Envio de Resumos e apresentação do comunicador:

2.2.1 Os resumos deverão seguir as Normas Gerais para o envio de trabalho* e deverão ser enviados através do e-mail cidaderevelada@itajai.sc.gov.br até a data máxima de 29 de fevereiro de 2008.

2.2.2 Além do resumo, deverá ser enviada uma folha de rosto que deverá conter, na parte superior da folha - IX Cidade Revelada: Encontro sobre Patrimônio Cultural; na seqüência, Proposta de Comunicação Oral. A seguir, título da comunicação, eixo temático do trabalho e autor(es) (com sua filiação institucional, titulações acadêmicas, e-mail, telefone, fax e endereço para correspondência). Os nomes dos autores devem aparecer, somente, na folha de rosto.

2.3 Das aprovação das Comunicações:

2.3.1 Os resumos serão julgados por uma Comissão Científica.

2.3.2 O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 14 de março do ano corrente.

2.3.3 Os autores com trabalhos aprovados terão até o dia 05 de maio para enviar o texto completo, seguindo as Normas Gerais para o envio de trabalho*. Após este prazo, nenhum outro trabalho será incluído nos Anais do evento.

2.4 Da Apresentação das Comunicações Orais durante o evento:

2.4.1 As comunicações serão agrupadas por eixo temático.

2.4.2 A duração de cada apresentação terá no máximo 20 minutos.

2.4.2 A publicação dos trabalhos completos e os certificados serão entregues somente para os autores que enviarem o trabalho completo até a data estabelecida e apresentarem o trabalho durante o evento, no dia e horário estabelecidos previamente pela coordenação geral do evento.

Normas gerais para envio de trabalhos

Resumo
Em editor Word for Windows - página A4. Margens: superior 3,0 - inferior 2,0 - esquerda 3,0 - direita 2,0. Fonte Arial - tamanho 11 - espaço simples para entre linhas - máximo de 300 palavras.

O resumo deve ser acompanhado de 3 a 5 palavras-chave.

Trabalho completo
O trabalho completo deve ter um máximo de 20 páginas, em editor Word for Windows. Tamanho A4. Margens: superior 3,0 - inferior 2,0 - esquerda 3,0 - direita 2,0. Título principal em Arial 14 - subtítulos em Arial 12 - fonte do texto em Arial - corpo do texto 11 - justificado - entre linhas 1.5 - sem tabulação.

As citações com mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 10, com espaçamento simples entre as linhas e recuo esquerdo de 1 cm em todo o texto. As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas. As notas das citações deverão vir em rodapé, com fonte Arial, corpo 8 e espaçamento entre linhas simples.

As imagens em formato JPG, com o mínimo 200 dpi, no final do texto, acompanhando as referências. Não devem exceder 5 imagens.

As referências, no fim do trabalho, devem seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos.

Fonte: Vitruvius

Um comentário:

Unknown disse...

adorei o projeto é uma iniciativa louvavel pois precisamos de gente que tenho um senso critico formando.so gostaria de saber como posso ajudar-los eu me chamo jose ronaldo,escrevo poesias e cronicas esse sao meus numeros:04791249186 ou 91284641 estarei a disposiçao,desde ja meu muito obrigado.