Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Perspectivas da Juventude brasileira no século XXI

Links correlacionados ao volume de 8ª série/9º ano:
Imperialismo/descolonização na África
Algumas páginas de nossa coleção/ volume 8ª série/9º ano

O Jornal a Folha de São Paulo de 21/01/2008 traz uma matéria alarmante sobre o analfabetismo funcional entre a juventude brasileira atual.

O último capítulo do volume de 8ª série/9º ano Cap 20, p. 263, faz um apanhado sobre a participação dos jovens brasileiros na consolidação da democracia. Como consolidá-la se excluímos quase um milhão de jovens do ensino fundamental?

Eis a matéria para dialogar com o capítulo 20; 8ª série/9º ano:
Um em cada 5 jovens não completou o ensino fundamental
da Folha Online 21/01/2008 - 02h52

Reportagem da Folha de S.Paulo (íntegra disponível em nossa biblioteca virtual) mostra que um em cada cinco jovens entre 18 e 29 anos e que vivem em cidades abandonou a escola antes de completar o ensino fundamental.

Segundo trabalho feito pela Secretaria Geral da Presidência da República com base na Pnad 2006 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, dos 34 milhões jovens urbanos do país, 7,4 milhões tiveram de um a sete anos de estudo --período insuficiente para concluir o ciclo-- e 813,2 mil são analfabetos.

No topo da lista de exclusão estão cinco Estados do Nordeste. O líder é Alagoas, com 46% dos jovens em uma dessas duas situações. Na outra ponta do ranking está São Paulo, com 15% de exclusão.

"Há 20 anos, quando muitos desses jovens estavam em idade escolar, o sistema de ensino apresentava uma cobertura menor e uma exclusão maior", declara o professor Fernando Tavares Jr., da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. "Por outro lado [há 20 anos], a reprovação e a evasão eram bem maiores. Os dois fatores conjugados produziram uma exclusão educacional maior nessa geração", completa.

Um quadro geral sobre a péssima situação da educação nacional pôde ser visto em dezembro, com os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Entre 57 nações avaliadas, os alunos brasileiros obtiveram a 53ª posição em matemática, a 52ª em ciências e a 48ª em leitura.

Nenhum comentário: