Em meus cursos e oficinas sobre os desafios dos professores no ensino de história tenho ouvido reclamações de muitos professores sobre o fato de que os alunos não sabem escrever.
O relato que o professor Ulisses B. Santos compartilha conosco sobre suas ações para ensinar alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio a produzirem textos argumentativos é uma boa sugestão para começarmos agir na direção de melhorar as habilidades de escrita de nossos alunos.
Apresentação
Meu nome é Ulisses B. dos Santos, sou Historiador e Professor da rede pública (RS).
Identificação do problema
Leciono desde 2002 e sempre notei uma certa dificuldade de uma parcela dos alunos em produzir textos argumentativos.
Buscando soluções
Depois de um tempo pensando nisso, resolvi tomar uma atitude: criei um curso de 10h/a chamado "Curso de Produção Textual e ABNT".
Como é o curso?
As cinco primeiras aulas são de produção textual. Esta produção é a partir de um vídeo (um curta), de um outro texto, de uma palavra solta no quadro, de uma imagem.
Em cada uma dessas aulas o/a aluno/a, além de produzir o texto da aula, lê o texto de outro/a colega e escreve um comentário a respeito de texto lido e, se der tempo, debate sobre os textos.
Em cada uma dessas aulas o/a aluno/a, além de produzir o texto da aula, lê o texto de outro/a colega e escreve um comentário a respeito de texto lido e, se der tempo, debate sobre os textos.
A segunda metade do curso é sobre ABNT para trabalhos acadêmicos. Sim, eu exijo dos meus alunos de ensino fundamental -oitavas- e ensino médio -todas as séries- trabalhos estruturados nos moldes ABNT.
Uma aula é só sobre a Capa, a outra sobre os Capítulos, sobre a Introdução, outra sobre o Índice, Bibliografia e Anexos.
Uma aula é só sobre a Capa, a outra sobre os Capítulos, sobre a Introdução, outra sobre o Índice, Bibliografia e Anexos.
O último encontro é uma confraternização: uma festa com refri, salgado etc...
Consegui com a Direção a entrega de um atestado de conclusão do curso e isto serve de estímulo aos alunos.
Consegui com a Direção a entrega de um atestado de conclusão do curso e isto serve de estímulo aos alunos.
Festa da entrega do certificado da segunda turma de produção de textos argumentativos do Professor Ulisses que leciona em uma escola pública no Rio Grande do Sul.
Problemas enfrentados e resultados alcançados
Abri uma primeira turma com 20 vagas, todas foram preenchidas mas... o curso realizado por 10 alunos...
A segunda turma foi menor ainda... foram só 4 alunos.
O novo curso será em 2008. Eu faço as aulas no meu horário de folga entre os turnos da tarde e noite.
Contato do professor Ulisses B. Santos: ubsantos@yahoo.com.br
Conheça outras contribuições de professores, sobre outras temáticas, clicando aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário