Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PAC para a preservação


Programa de Aceleração do Crescimento vai destinar R$ 150 milhões por ano para projetos de conservação do patrimônio histórico em 124 cidades
por Dafne Melo
© MARKITO/EMBRATUR
Ouro Preto, uma das 124 cidades brasileiras que receberão verbas do governo federal para projetos de conservação
Por iniciativa do Ministério da Cultura, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) chegará às cidades históricas. A ideia é destinar a quantia de R$ 150 milhões por ano a projetos de preservação em 124 cidades brasileiras, incluindo as 27 capitais e municípios como Ouro Preto (MG), Erechim (RS) e Juazeiro do Norte (CE). O dinheiro pode ser usado em projetos de requalificação urbanística, infraestrutura urbana, financiamento para recuperação de imóveis privados,
restauro de monumentos e promoções do patrimônio cultural.

O PAC das cidades históricas terá duas fases: até o ano que vem, 50 cidades deverão receber financiamentos. De 2011 a 2012, outras 74 cidades serão incluídas. Segundo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a iniciativa, além de auxiliar na preservação do patrimônio cultural e histórico do país, ajudará a aquecer a economia dessas cidades, já que muitas se apoia no turismo como principal fonte de recursos.

Fonte: História Viva

Nenhum comentário: