Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Poeira da África fertiliza Amazônia

Jornal do Brasil

DA REDAÇÃO - A poeira levada pelo vento de um lago africano que secou há mil anos e que um dia já foi do tamanho do Ceará está nutrindo florestas da Amazônia e algas marinhas do Atlântico.

Estudos anteriores estimam que a depressão Bodélé, no Chade, formada quando o maior lago da África secou cerca de mil anos atrás, é responsável por quase 56% da poeira da África que chega à Amazônia, somando milhões de toneladas por ano.

Agora, pesquisas estudam também a quantidade de fertilizantes, na forma de ferro e fosfato, que está no solo.

Apesar de a depressão Bodélé estar próxima da zona de guerra em Darfur, Sudão, Charlie Bristow de Birkbeck, Universidade de Londres, e colegas conseguiram coletar e analisar 28 amostras durante uma expedição em 2005.

As análises sugerem que a depressão é fonte de 6,5 milhões de toneladas de ferro e 120 mil toneladas de fosfato por ano, com cerca de 20% chegando à Amazônia, metade caindo no Atlântico e o resto chegando à África Ocidental.

Quebra-cabeça

– Era a parte que faltava do quebra-cabeça que eles resolveram: que substâncias químicas existem, de fato, na terra – explica Richard Washington da Universidade de Oxford, que estuda nuvens de poeira vindas do Saara.

Bristow espera organizar outra expedição para estudar a depressão a fim de descobrir o quão denso o sedimento é e avaliar o quanto de fertilizantes naturais é deixado.

22:19 - 02/07/2010

Um comentário:

pedro disse...

Olá meu nome é Pedro Felipe trabalho pra Frog, pela Duetto. Gostaria de entrar em contato com o responsável pelo blog. Meu email é pedro.felipe@agenciafrog.com.br

Abraços!