Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

sábado, 16 de maio de 2009

Sob o signo da Justiça: documentário sobre a implementação de cotas na UNB

É imperdível este documentário que conta o processo de implementação de cotas na Universidade de Brasília.


"Sob o Signo da Justiça - A luta pelas cotas na Universidade de Brasília" de Carlos Henrique Romão de Siqueira e Ernesto Ignacio de Carvalho. 20min. Brasília, 2005.

No Brasil é comum dizer que as ações afirmativas nas universidades foram "impostas de cima pra baixo" a partir do Governo Federal ou do Legislativo. Mas a verdade é que elas são uma demanda histórica do movimento negro. Este documentário conta um pouco do processo interno de discussão na UnB que levou à conquista das cotas para estudantes negros, desde a primeira apresentação pública da proposta, em 1999, até a sua aprovação, em 2003. Realizado com prêmio de comunicação da Fundação Palmares. Traz falas de algumas das pessoas que mobilizaram essa luta.

In Memoriam: Jocimar de Oliveira Araújo.


O documentário está dividido em três partes, assista, vale a pena:

PARTE I



PARTE II



PARTE III

Um comentário:

sergio dias disse...

Recebi um post sobre este documentário por uma amiga, e daí fui a caça do arquivo em torrent ou avi e acabei encontrando seu blog, do pouco que eu vi gostei muito. Faça uma visita ao meu. Estou nas cercanias do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro.
Valeu!!! Uma pergunta, posso adicionar seu blog em meus links favoritos? Boa tarde. Valeu!!!
Ah, ia me esquecendo, este é o endereço do meu blog:
www.pelenegra.blogspot.com
Sergio J. Dias