Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

sábado, 19 de abril de 2014

Onde registrávamos o conhecimento da humanidade antes da era digital?

Onde e como está registrado o conhecimento da humanidade?  Hoje podemos falar em zilhões de terabytes, em servidores superpotentes que buscam comprimir cada vez mais o conhecimento humano em nuvens virtuais.

Mas as histórias contadas neste novo lançamento da MBooks volta um pouco atrás e vale a leitura. O livro é bem escrito, bem ilustrado e com um tema que desperta o interesse das crianças e adolescentes.

A temática da história da escrita no papel e da revolução que ela possibilitou para a humanidade nesse novo suporte, antes da era digital.
 4 PEQUENAS HISTÓRIAS QUE JUNTAS MUDARAM O MUNDO

Livro conta a trajetória da escrita do papel e da gravura em uma narrativa surpreendente
“O conhecimento da história enriquece a criança em seu aprendizado e fortalece o adulto em suas ações. Todos se beneficiam igualmente do conhecimento, pois é ele que proporciona o progresso da civilização e dos indivíduos que a compõe”.
Fabio Mestriner e a editora M Books lançam o livro 4 pequenas histórias que mudaram o mundo, uma surpreendente narrativa que  conta a trajetória da escrita do papel e da gravura e seu importante papel na evolução da humanidade.
Afinal, a maioria das pessoas que recebem uma formação educacional conhece a história da escrita e das letras. Muitas conhecem também a história do papel, material tão presente na vida atual e onde são impressos os livros que possibilitam conhecimento, estudo e cultura.
Já a história da gravura, é conhecida apenas e principalmente por aqueles que trabalham com alguma forma de impressão. Estes sabem que a gravura é a mãe das artes gráficas e de todas as formas de impressão dela derivadas.
O que quase ninguém conhece e a história de como a escrita, surgida na Mesopotâmia em 3300 antes de Cristo, o papel que surgiu na China no ano 105 e a gravura, criada no século VII pelos monges budistas, se espalharam pelo mundo, indo se fundir na prensa de Gutemberg na cidadezinha de Mainz na Alemanha no ano de 1455.
 Para escrever o livro Fabio estudou e pesquisou exaustivamente a jornada da escrita, do papel e da gravura, partindo da Mesopotâmia e da China imperial em anos remotos, cruzando caminhos difíceis e perigosos onde não faltaram batalhas, personagens heroicos e acontecimentos extraordinários. 
Para Fabio, está é uma saga que merece ser conhecida, pois quando estas histórias se fundiram na prensa de Gutemberg deram início a uma grande revolução. 
Segundo o Professor,"estas são realmente as “4 pequenas Histórias que juntas mudaram o mundo” pois quando a escrita, o papel e a gravura se fundiram na prensa de Gutemberg, criaram a plataforma e a ponte por onde passou a maior parte do conhecimento da humanidade".

Ficha técnica
4 pequenas histórias que mudaram o mundo
Editora: M Books
Autor: Fabio Mestriner
Páginas:144
Formato:21 x 27cm
Preço sugerido: 68,00
Lançamento: novembro de 2013
ISBN:978857680228-0
Venda on-line e mais informações:www.mbooks.com.br/
http://www.4historia.com.br
Site: http://www.mbooks.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/mbookseditora

Sobre o autor: Fabio Mestriner
Um dos mais renomados profissionais de design do país, Fabio Mestriner é professor Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing e professor do MBA de Marketing da Fundace USP.
Com 39 anos de experiência profissional, Mestriner é responsável por alguns cases icônicos do design de embalagem brasileiro. Entre eles está o formato curvilíneo da lata do Leite Moça, que chegou a ser patenteado pela Nestlé devido ao sucesso que causou.
Foi também curador setorial de embalagem na 1º Bienal de Design, Presidente da ABRE Associação Brasileira de Embalagem e representante do Brasil no Board da WPO World PackagingOrganization entre 2002 e 2006. Como designer de embalagem, conquistou vários prêmios internacionais.
Como autor publicou importantes livros sobre design de embalagem como Design de Embalagem – Curso Básico, Design de Embalagem – Curso Avançado e Gestão Estratégica de Embalagem.

Nenhum comentário: