Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Lançamento: O Alufá Rufino

Especialistas na história da escravidão juntos
30/11/2010
João José Reis, Marcus J. M. de Carvalho e Flávio dos Santos Gomes se juntaram para compor 'O alufá Rufino' sobre um africano que teve uma trajetória de vida sui generis

Três dos maiores especialistas na história da escravidão – João José Reis, Marcus J. M. de Carvalho e Flávio dos Santos Gomes – se juntaram para compor "O alufá Rufino" sobre um africano que teve uma trajetória de vida sui generis. Rufino José Maria, nascido Abuncare no antigo reino de Oyó, foi escravizado na adolescência por grupos rivais e levado para Salvador, já adulto ele consegue chegar ao posto de alufá, guia espiritual dos muçulmanos no Recife.


Leia um trecho do livro aqui.

O livro, que terá lançamento nesta sexta-feira (3) em Salvador, leva o foco para os três autores, que já passaram pela RHBN.
Reis, por exemplo, é membro do conselho editorial da “Revista de História da Biblioteca Nacional” e professor titular do departamento de História da Universidade Federal da Bahia. Nascido em 1952, em Salvador, tem um doutorado em Historia pela Universidade de Minnesota. Já recebeu um prêmio Jabuti (de melhor ensaio) pelo livro “A morte é uma festa”. Na RHBN, publicou em agosto de 2008 um artigo sobre um motim em Salvador em 1858 por conta do aumento do aumento do preço dos alimentos. Também escreveu sobre como osquilombolas assombravam o dia-a-dia de senhores e funcionários da colônia. E de como a trajetória dos líderes e devotos do candomblé do século XIX revela que a história das religiões afro-brasileiras é, sobretudo, a de crescente mistura étnica e social.


Gomes também é professor da UFBA. Seu livro “A hidra e o pântano: mocambos, quilombos e comunidades de fugitivos no Brasil” ganhou o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. No livro,resenhado pela RHBN, ele resgata histórias da resistência escrava, tendo como cenário as comunidades de fugitivos dos séculos XVII e XIX no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e principalmente Grão-Pará e Maranhão. “No Labirinto das Nações: africanos e identidades no Rio de Janeiro, século XIX”, que ele escreveu com Juliana Barreto Farias, Carlos Eugênio Líbano Soares,esmiúça detalhes de vidas esquecidas e traça um panorama diverso dos africanos no Rio de Janeiro do período.


Já Carvalho é professor da UFPE e escreveu três artigos para a RHBN. O primeiro, ainda em 2006, é sobre Insurreição Praieira de 1848, em Pernambuco “um movimento com muitas faces e significados”. Em 2008, ele escreve sobre outra revolta, a Cabanada, que juntou negros e índios em sangrentas batalhas pela terra no Nordeste pedindo, entre outras coisas, a volta de D. Pedro I. O terceiro texto, já deste ano, mostra uma seita cristã que, no Recife do século XIX, contestava a dominação dos brancose, para temor das autoridades, ainda ensinava seus seguidores a ler.

Serviço
Lançamento de "O alufá Rufino" em Salvador
Sexta-feira, 3 de dezembro, das 18h às 21h
Livraria LDM
Rua Direita da Piedade 22 - Piedade
Telefones: 71-2101-8007 / 8000

3 comentários:

Unknown disse...

Conceição Oliveria,

Desculpe-me por expor minha dúvida aqui, desviando o foco de interesse do post. Mas preciso saber se a coleção "História em Projetos" abarcará o Ensino Médio, também.

Gosto muito do projeto para o Fundamental. E não consigo encontrar informações sobre essa possibilidade de ampliação da coleção.

Cordialmente,
Zeca!

Unknown disse...

Olá Conceição Oliveira,

Desculpe-me por expor minha dúvida aqui, desviando o foco de interesse do post. Mas gosto muito da coleção "História em Projetos" e preciso saber se a coleção abarcará o Ensino Médio, também. Se sim, há uma data em mente para a publicação?

Cordialmente,
Zeca!

Anônimo disse...

Sou a nataly do interior de PE
Estou cursando Licenciatura Plena em História...
E estou concluindo o meu 7º período...
Mas por falta de tempo de tanto trabalhar os dois horários ...
Não estou com tanto tempo para pesquisas e idéias para iniciar minha conclusão de curso.
Por isso estou visitando alguns sites dos quais achei bem interessantes como este seu...
Arquivo bem importante...
Mais atualmente a minha dor de cabeça é meu tema do Tcc.....
Pois o que me identifico mais dentro do campo histórico é tanto a religiosidade, quanto as artes que nela encontramos...
Se tiver algum tema relacionando meu Pernambuco ficarei grata!
Adorei seus arquivos... Parabéns!
Email: natyfaint@gmail.com
ou MSN:ppekena@hotmail.com
valeuuu