Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Agradecimento aos PROFESSORES

"A gente se acostuma a andar na rua e a ver cartazes.
A abrir as revistas e a ver anúncios.
A ligar a televisão e a ver comerciais.
A ir ao cinema e engolir publicidade.
A ser instigado, conduzido, desnorteado,
lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição."

(Marina Colassanti)


A todos os professores que se dispuseram a analisar a História em Projetos e mais que isso, dispuseram-se a encampá-la como uma proposta pedagógica real e pertinente para o ensino de história.

Ao longo dos quatro anos de produção da coleção, durante as pesquisas, muitos amigos queridos e competentes se dispuseram a ler, oferecer fontes, contribuir. A História em Projetos é resultado de um trabalho de imenso esforço coletivo e nesta divulgação tão desigual estou percebendo também que os professores a abraçaram com carinho e determinação. Nunca para mim o belíssimo poema de João Cabral de Melo Neto "Tecendo a Manhã" se fez tão concreto.

Há professores se reunindo em seus bairros e cidades para analisá-la coletivamente e nos retornando; os professores que estiveram em nossas oficinas voltam para nos relatar o retorno em suas escolas, emprestam seus exemplares para colegas de outras escolas e assim a notícia da História em Projetos vai se espalhando.

O canto desses educadores de tantos cantos desse imenso Brasil vai tecendo uma bonita aurora, a manhã dos professores comprometidos com um ensino inclusivo, com uma escola pública de qualidade, liberta de práticas excludentes.

Obrigada, meus queridos, espero que ao longo do ano nós possamos continuar nossas trocas frutíferas e prazerosas que nos enche de energia e nos faz continuar.

Beijo imenso

Conceição Oliveira


quarta-feira, 6 de junho de 2007

Opinião dos professores que analisaram a História em Projetos

Profº Eduardino Júnior

"Querida Conceição boa noite!

Fiquei muito feliz em saber que ainda existem Historiadores que acreditam no verdadeiro sentido do significado do que é História.

(...)

Em Abril agora, fui convidado para mais uma oficina pedagógica e a princípio aceitei só para ter um momento fora de sala de aula. Estava cansado de tentar explicar números romanos para meus alunos compreenderem a linha do tempo com os parcos recursos de nosso pobre livro didático utilizado em nossa escola. Foi quando conheci vocês e o trabalho de vocês. Fiquei muito feliz em analisar a coleção História em Projetos.

Parece que tudo o que eu queria expressar em sala de aula, está contido nessa coleção. Parece que todo o meu anseio está nestas páginas. Estou muito contente por receber essa coleção e diante desse estímulo, eu mesmo procurei a minha diretora para dizer-lhe que se essa coleção fosse adotada em nosso município, além de ser muito útil para nós professores, ela também seria de muita utilidade para nossos alunos.

Por isso peço a sua autorização para expor o seu trabalho e tentar convencer os outros professores que a melhor forma de educar um adolescente na História é está: fornecer o que de melhor existe na produção didática.
Desde já agradeço"

Professor Eduardino Junior
(email recebido em 09/05/2007)

Profª Glória

Gostei muito da coleção e acredito que meu trabalho terá um grande diferencial a usando, agradeço o atendimento que você prontamente me ofereceu.

Abraços

Profª Clarissa F, do Rêgo Barros

Queridos companheiros,

Sou professora de História do Ensino Fundamental II no RJ, e fiquei muito feliz em ter recebido a mensagem de vocês sobre a coleção "História em Projetos". O pouco que pude analisar pelo blog, percebi que a coleção procura tabalhar com conceitos em torno de cultura, diferenças étnicas, diversidade, quebrando com as perespectivas comuns em torno de focos eurocêntricos ou apenas marxistas.

Gostaria de poder analisar o material melhor, e recebê-lo em casa e se possível, que a equipe me enviasse pelo correio. Aguardo respostas, e segue baixo o meu e-mail para contato: clafrbarros@yahoo.com.br

Profº Mauro
Já fiz a escolha e escolhi esse livro até pelo fato da nossa escola já trabalho em forma de projeto.
Valeu, abraço.

Profª Cássia

Olá Conceição!!
Estou aqui para dizer que foi um prazer imenso estar com você e seu material, trocando experiências sobre nossa prática em sala de aula e do ensino em História. Acredito que a adoção de sua coleção será feita sem grandes dificuldades e espero poder contar com seu auxílio quando as dúvidas e questionamentos surgirem. Da mesma forma me coloco a disposição para ajudar no que for possível.
Confesso a você que andei meio desanimada com as condições de trabalho que nos são impostas e que muitas vezes nos limitam, mas sua palestra hoje me fez pensar novamente que é possível, que ainda há (mesmo que menos do que antes) em mim a paixão pelo ensino e a esperança de que ele mudará as estruturas do sistema hoje vigente e excludente.
Abraços

Profª Marta de Lirat
Recebi hoje a coleção já dei uma olhada e amei, já vou fazer a divulgação na outra Escola.

Profª Débora Claro
Olá, sou professora do Ensino Fundamental II e gostaria de saber se posso receber um exemplar da coleção. Pois entrei no blog e me interessei muito pelos livros. Quando recebi a mensagem estava justamente pesquisando livros didáticos para adotar na escola em que trabalho.

Profª Rosan Pinto
Pois é!!! O material me parece realmente muito bom.

Um grande abraço!!!

Profª Paula Ciochetto
Oi! A proposta de vocês é bem interessante. Parabés pela iniciativa, pois realmente estamos precisando da uma proposta didática que alcance os alunos. Vou procurar maiores informações a cerca do projeto de vocês.

Profª Marta de Lirat
Assisti o vídeo sobre a coleção, amei, vocês já mandaram para as Escolas para fazer uma análise?????Ah! trabalho na rede municipal.

Profº Heitor Zacouteguy
Achei excelente a idéia da coleção, gostaria de receber, gratuitamente, para análise.

ABRAÇÃO

Profª Cαrσℓ
Oi...Agradeço o convite... e fico feliz pela iniciativa... realmente, esta é uma ótima maneira de manter os professores atualizados no que diz respeito a livros didáticos... achei bastante interessante a prosposta. =) Mais uma vez agradeço o convite. =)

Profº Levi Adriano
Caras colegas, estou lendo os capítulos disponíveis aqui.
Parece que essas edições são interessantes, elas não são pelo menos aparentemente clichês, porém para uma analise mais profunda preciso de pelo menos outros capítulos, que você (se caso achar necessário) pode mandar-me via correio eletrônico ou impresso.
O que me irrita são apostilas, como o "Positivo" que não trazem informações abrangentes sobre assunto e nos obriga praticamente a trabalhar com ela, ou seja, vai trabalhar mulher na idade média e não trabalha a idéia de corpo, trabalha a questão do preço justo e não trabalha a escolástica, somente coloca duas frases de algum historiador famoso para enfeitar, "perfumaria", nada profundo. Eu não trabalho em cima dessas apostilas nas minhas aulas, faço-as em cima da leitura de vários livros como: "O Grande Massacre de Gatos"; "Dialética do Trabalho, História do Brasil do Boris Fausto"; "História das Mulheres no Brasil"; "História da Civilização Ocidental do Burns", entre outros.

Profª Jacira Vieira
Gostaria de agradecer a coleção que recebi e de comunicar que a minha impressão foi tão satisfatória que é a nossa principal opção escolha para 2008, graças a propaganda que fiz, na escola Estadual principalmente.
Obrigado pelo carinho.

Abraço a todos

Profº André Klewer
Agradeço o envio dos livros e aproveito a oportunidade para dizer que gostei muito da coleção e certamente estarei divulgando, pois realmente trata-se de um excelente trabalho. Coloco-me à disposição para colaborar sempre que necessário. Atenciosamente,

Profº Patrício
Gostaria de fazer todos os elogios à Coleção e para tanto acredito ser escusado especificar os aspectos da coleção que merecem elogios. Isso por que todos os aspectos da Coleção realmente ficaram dignos de elogios.
Mas o objetivo principal deste é dizer-lhes que já temos UE's adotando a Coleção como 1 opção, o que é o caso da minha UE.
Depois farei mais contatos.
Um grande abraço!

Profº Adroaldo
Eu já recebi a coleção História em Projetos, agradeço muito a colaboração.Minhas impressões foram as melhores possíveis sobre a coleção.Vou selecionar esta coleção porque acredito que é uma das melhores coleções que observei. Muito Obrigado!

Profª Valdenice
Recebi a coleção História em Projetos e fiquei muito grata pela presteza e pronto atendimento. Estou analisando e gostando muito da obra em sua praticidade e organização. Irei compartilhar com meus colegas de disciplina a minha apreciação no ato da escolha. Grata

Profº Ricardo Azevedo
Em relação aos exemplares, a princípio estranhei o livro, pois não havia visto nada parecido. Foge do padrão do livro didático convencional, mas a idéia que está focada é fora do comum. Surpreendente.
Estive hoje (23/06) no evento ocorrido em São Bernardo do Campo e achei o máximo. Superou as minhas expectativas, pois aprendi muitas coisas novas. Agradeço a atenção e simpatia das autoras, dos divulgadores, enfim, das pessoas envolvidas. Em relação à coleção, é certo que a escola onde leciono indicará a mesma.

Profº Agatângelo
Estou dando uma olhada na obra e confio nessa mentalidade do software livre de que todo mundo contribui para uma idéia. Esse canal direto que foi estabelecido com as autoras pra mim é fundamental, primeiro porque é a primeira vez que isso acontece e segundo porque é um meio de tirar dúvidas, questionar, socializar e contribuir.

Obrigado.

Profª Ana Moreira
Recebi um exemplar da 7ª Série e achei excelente! A linguagem do material vai facilitar a interação professor-aluno. Gostei muito também da qualidade gráfica na reprodução das iconografias e na metodologia, desde o sumário, propondo "interrogações", problemas, interpretações para os alunos, o que ratifica para os mesmos que a "história" é leitura, pesquisa-descoberta e interpretação. Vou indicar para todos meus colegas. Parabéns as autoras!
Gostaria de agradecer a coleção que recebi e de comunicar que a minha impressão foi tão satisfatória que é a nossa principal opção escolha para 2008, graças a propaganda que fiz, na escola Estadual principalmente.
Obrigado pelo carinho. Abraço a todos




Adote a coleção de excelência do PNLD/2008:


Memória
Lélia Gonzalez sugere que sua escola trabalhe com material didático comprometido com o processo de transformação não dos estudantes, mas também de professores e da comunidade do entorno para a criação de um mundo mais inclusivo.

Você
bem sabe que o prazo para as escolas públicas escolherem os livros que vão usar nos próximos 3 anos termina dia 13 de julho.

Agora
é a oportunidade de os professores conhecerem e escolherem!

História
em Projetos apresenta conteúdo integrado, com organização cronológica que facilita a construção da noção de tempo histórico e o estabelecimento de relações contextualizadas entre acontecimentos situados em diferentes tempos e espaços.

Ao longo de todos os volumes, a Coleção tem
compromisso com a Lei 10.639/03, cuidando da linguagem e das representações dos afro-brasileiros e da África para ajudar a criar uma identidade positiva em nossas crianças negras e uma visão de respeito às diferenças entre todas as crianças.

A proposta pedagógica da coleção constrói a relação crítica entre passado-presente e valoriza as diferenças étnicas e culturais, promovendo a construção de uma identidade positiva dos estudantes, estimulando-os a se ver como sujeitos da história.

Cada livro também possui ainda as seções Vocabulário , Glossário e Indo Além, com indicações de sites e filmes.

A proposta pedagógica é inovadora, considera a faixa etária para que se destina o ensino de história do Fundamental 2. Trabalha com textos curtos e utiliza de modo inteligente a documentação escrita e imagética pra construção dos conceitos.

Tem um
caderno do professor com uma proposta que vê o/a professor/a como mediador/a da construção do conhecimento; lida com a proposta de projetos de modo bastante próximo ao cotidiano dos adolescentes brasileiros deste país continental.

Tem uma
pesquisa iconográfica jamais vista na produção didática e utiliza as imagens como fontes históricas (esse foi um dos aspectos ressaltados pelo professor Leandro Karnal, Diretor do Departamento de História da UNICAMP que faz a apresentação da coleção.

Nevegue
pela obra, clicando nos sublinhados:

A
História em Projetos é uma COLEÇÃO DE HISTÓRIA DE EXCELÊNCIA

História em Projetos
tem um Blog para que os/as professores/as interajam diretamente: http://historiaemprojetos.blogspot.com/

- Opinião dos professores que analisaram a História em Projetos

- Conheça algumas páginas da coleção História em Projetosarraste as páginas para cima ou para baixo, com o ponteiro do "mouse" em forma de "mão"


Sua escolha é a garantia de cidadania e dignidade para jovens de hoje e adultos de amanhã.


Outras informações com as autoras Conceição Oliveira e Carla Miucci - mailto:afrodite.fro@gmail.com

Encontro de professores de história com as autoras da coleção História em Projetos: Conceição Oliveira e Carla Miucci

A autora Conceição Oliveira informa que adorou dialogar com os professores de Euclides da Cunha/BA e pede desculpas por ter esquecido de registrar a foto da turma, devido à correria para chegar a tempo ao aeroporto!
__________________________________________________________________
Professores de São Bernardo do Campo, SP, estamos aguardando as fotos para publicarmos!
__________________________________________________________________


Cenas do encontro de professores de história com a autora Conceição Oliveira na oficina Ensino de História e a formação cidadã: a importância da implementação da Lei 10639/03. Candeias/BA em 29/06/2007.

__________________________________________________________________

Cenas do encontro de professores de história com a autora Conceição Oliveira na oficina Ensino de História e a formação cidadã: a importância da implementação da Lei 10639/03. Tucano/BA em 29/06/2007.

__________________________________________________________________



Cenas do encontro de professores de história com a autora Conceição Oliveira na oficina Ensino de História e a formação cidadã: a importância da implementação da Lei 10639/03. Caetité/BA em 29/06/2007.

__________________________________________________________________



Cenas do encontro de professores de história com a autora Carla Miucci na oficina Ensino de História e a formação cidadã: a importância da implementação da Lei 10639/03. Pindamonhangaba/SP em 29/06/2007.

__________________________________________________________________




Cenas do encontro de professores de história com a autora Conceição Oliveira na oficina Ensino de História e a formação cidadã: a importância da implementação da Lei 10639/03. Jaguariúna/SP em 29/06/2007.

__________________________________________________________________

Professores de Araçatuba, tentamos! Das 20 horas do dia 29/06/2007 às 8:50 do dia 30, eu e o professor Ernani Terra passamos por 3 aeroportos para chegar à cidade de vocês, infelizmente a incompetência do sistema aeroviário foi mais forte que a nossa vontade.
Abraços
Conceição Oliveira



Cenas do descaso dos aeroportos brasileiros, na primeira foto professor Ernani Terra exaurido de tanto esperar por um vôo que não aconteceu....

__________________________________________________________________




Encontro de professores de história com a autora Conceição Oliveira na oficina Ensino de História e a formação cidadã: a importância da implementação da Lei 10639/03. Salvador/BA, junho de 2007.
__________________________________________________________________


Platéia do encontro de professores de história com a autora Conceição Oliveira na oficina Ensino de História e a formação cidadã: a importância da implementação da Lei 10639/03. Serrinha/BA, junho de 2007.
__________________________________________________________________



Cenas do encontro de professores de história com as autoras Conceição Oliveira e Carla Miucci na oficina Ensino de História e a formação cidadã: a importância da implementação da Lei 10639/03, São Paulo SP.
__________________________________________________________________




Cenas do encontro de professores de história com a autora Conceição Oliveira na oficina Ensino de História e a formação cidadã: a importância da implementação da Lei 10639/03 nas cidades de Luziania; Planaltina DF, Sobradinho e Taguatinga/DF, maio de 2007.
__________________________________________________________________


Cenas do encontro das autoras Conceição Oliveira e Carla Miucci com professores de história de Planaltina de Goiás e Educadores de Santo Antônio do Descoberto (Goiás- Brasil) na Palestra/oficina "Ensino de História e formação cidadã" abril de 2007.