Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

terça-feira, 3 de junho de 2008

O novo 'Ouro verde' ou a produção dos desertos verdes: Green Gold, soja

CONTEÚDO INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR

(História, Geografia, Ciências Naturais, Saúde e Meio-ambiente)


soja na Amazônia

Paisagem do Cerrado no Piauí


Em tempos coloniais tivemos um 'ouro verde', a cana-de-açúcar, que destruiu a cobertura vegetal do Nordeste de nosso território (e prossegue firme e forte desertificando o interior do estado de São Paulo e outros estados para a produção do etanol). Depois o 'ouro negro' - o café-, que acabou com a mata Atlântica dos atuais territórios do estado do Rio de Janeiro e São Paulo.

Típica flor presente no cerrado brasileiro. No auge da temporada de seca (agosto), em meio a uma vegetação predominantemente verde-acinzentada, ela floresce para dar vida e cor a esse belo bioma (e único no mundo) que é o cerrado brasileiro. Foto: Marcelo Cassio

Culturas impulsionadas pela lógica metropolitana, que foi substituída pela lógica desenvolvimentista (esta de longa duração), e que agora busca justificar a era de outro 'ouro verde', a soja.
Foto de novembro de 2004 mostra área ilegal com soja ao lado de floresta, no Mato Grosso. A conversão em plantação se deu em menos de um ano, de acordo com o governo estadual. Foto ISA.


A cultura da soja , entrou no território brasileiro pelo Rio Grande do Sul e avança a passos largos. Por onde é cultivada produz verdadeiros desertos verdes. Hoje, a soja está presente também no oeste baiano, em Minas Gerais em todo o centro-sul e já chegou ao Piauí. Até agora os Campos e Cerrado foram suas principais vítimas. Nos últimos anos ela vem avançando pela Amazônia.
(Jacarandá do Cerrado)


O documentário Green Gold traz entrevistas com o maior produtor de soja do mundo, o ruralista e governador do Mato Grosso, Blairo Borges Maggi, acusado pelo Greenpeace de ser a personalidade brasileira de maior responsabilidade individual no desmatamento do Amazonas. Lideranças indígenas do Xingu depõem sobre a degradação do entorno de suas terras. Devastadas, com nascentes de rios poluídas e contaminadas, esse desenvolvimentismo irresponsável gera lucro para poucos, exclui muitos, desequilibra a vida e inviabiliza física e culturalmente a sobrevivência dos povos indígenas.
Esta área vem sendo desmatada desde 2002, segundo a Fundação Estadual do Meio Ambiente do Mato Grosso. Fotografada em novembro de 2004, já apresenta conversão em soja e infra-estrutura. Foto Instituto Socioambiental

Assistam Green Gold, o documentário holandês que mostra as relações da produção da soja com a devastação do Cerrado e da Amazônia, bem como o paradoxo entre riqueza e a pobreza que o agronegócio impõe. Apreciem, reflitam.


Grenn Gold, parte 1

Grenn Gold, parte 2

Grenn Gold, parte 3


Postagens Relacionadas:
Fome mundial, latifúndios, deserto verde e biocombustíveis
Quem ignora a sua própria história está condenado a repetir os mesmos erros
Vitória de Lugo no Paraguai e o que os brasileiros tem a ver com isso
Reação conservadora contra a população indígena amplia preconceitos
A história das coisas

Nenhum comentário: