Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Na terra de Makunaima, documentário TV Cultura

O jornalista Luiz Carlos Azenha dirigiu recentemente um documentário sobre os conflitos que giram em torno da demarcação das terras indígenas Raposa/Serra do Sol em Roraima.
O documentário vai ao ar no próximo dia 23/06, às 20h30m, na TV Cultura de São Paulo.



Sobre este trabalho Azenha disse:

Nas últimas semanas estive envolvido na gravação e no apoio à edição, que é feita por uma equipe da emissora paulista, sob o comando do jornalista Aldo Quiroga.

Em Roraima, ouvimos os principais personagens envolvidos na disputa: o prefeito Paulo César Quartiero; o filho dele, Renato; os líderes do Conselho Indígena de Roraima e Joênia Wapixana, a primeira advogada indígena do Brasil. Visitamos tanto o centro de formação de lideranças indígenas como as fazendas de produção de arroz. Também falaram representantes do Ibama, do Incra e da Funai - o prefeito Quartiero identifica os três órgãos federais como parte do "tridente do diabo".

É óbvio que, como repórter, recolhi impressões pessoais sobre a viagem, que pretendo dividir com vocês aqui no site. Uma das constatações é de minha própria ignorância sobre Roraima e o longo processo de demarcação da Raposa/Serra do Sol, que começou em 1977. Embora a maioria dos brasileiros só tenha se dado conta da disputa agora, ela é antiga e já causou muita violência e sofrimento.

Nenhum comentário: