Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

domingo, 16 de março de 2008

Primeira turma de formandos da Unipalmares

Experiência inédita no país, a Unipalmares - a única instituição de ensino superior da América Latina que tem 87% de alunos negros -, celebra a sua primeira turma de formandos universitários com a presença do presidente Lula, do governador José Serra, do ex-governador Geraldo Alckmin (que já proferiu aula magna na universidade Unipalmares) e outras personalidades públicas do país.

Ouça aqui o discurso do patrono da cerimônia

Conheça o que é a UNIPALMARES e seus objetivos

Educação e Liberdade

Sem Educação não há liberdade. E é este o princípio que norteia nossas iniciativas, que sustenta nossas certezas e nos move em direção ao futuro. É a partir de uma comunidade consciente e organizada que construiremos a verdadeira cidadania e, a partir desta, o desenvolvimento capaz de abraçar a todos os brasileiros. A formação desta sociedade não pode continuar excluindo a maior parcela da população brasileira e nem condenando os afrodescendentes brasileiros a ficar "pelo caminho", fora das universidades e longe dos melhores postos de trabalho. É esse circulo vicioso que combateremos sem trégua, fomentando a formatação profissional da comunidade negra, lutando por mais vagas nas universidades, gerando um grande contingente de homens e mulheres preocupados com a desigualdade e exclusão na sociedade brasileira, capazes de mobilizar esforços e recursos no sentido de multiplicar o efeito desta mudança, espalhando Educação e Liberdade por todos os lugares deste país.

Cidadania Negra

É esta a discussão que queremos repercutir: educação, liberdade e cidadania como conceitos intrinsecamente dependentes e mobilizadores de desenvolvimento, qualidade de vida, inclusão social e de mais liberdade, mais educação e mais cidadania. A Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares é um passo determinante, mas não está isolado na realidade. Sua concretização depende de cada um de nós e da mobilização da sociedade na sua defesa e construção, a partir de princípios sólidos de cidadania, extensíveis a toda sociedade, neste momento quando estamos refletindo sobre a realidade dos afrodescendentes brasileiros, suas perspectivas e futuro. A construção da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares também é uma parte deste processo, que será o início da verdadeira liberdade do povo negro brasileiro e, por conseqüência, do próprio Brasil.

Quem Somos

A Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras) - Órgão Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, fundada em 1997, tem por objetivo trabalhar para o progresso, desenvolvimento social, cultural e educacional da comunidade de afrodescendentes brasileiros.

Em março de 2002, a Afrobras criou o Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior para esclarecer pessoas e empresas sobre o conceito de cidadania e responsabilidade social no seu cotidiano, incorporando ações afirmativas em sua gestão. Ser o órgão mantenedor da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares é a principal finalidade do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior.

O Que fazemos

A Afrobras tem por base o projeto Pererê-Pererê que, dentre as ações, mantém a campanha "Sem educação não há liberdade", cuja meta é possibilitar o acesso do negro às Universidades (que hoje é inferior a 2% do total de alunos). A campanha para conseguir bolsas de estudos, integrais ou parciais, junto às Universidades privadas do Estado de São Paulo, no período de três anos, alcançou seus objetivos. Hoje a ONG mantém bolsistas em diversas universidades privadas de São Paulo, capital e interior. O sucesso dessa empreitada e do projeto de criação da Universidade Zumbi dos Palmares levou à fundação do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior e da Faculdade Zumbi dos Palmares, a primeira etapa do projeto. A Afrobras está credenciada no projeto do MEC com o Banco Mundial - "Diversidade na Universidade" - cursinho pré-vestibular. O Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior realiza eventos, congressos, seminários e outras atividades com a participação de autoridades, especialistas e empresários. Outra meta do Instituto é a criação de indicadores e pesquisas sobre o negro em todas as áreas, além de procurar levar essa discussão para todo o Brasil.

Visão

Constituir-se uma instituição superior, de caráter comunitário, com excelência na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão, alicerçada na formação humanística do profissional, levando-se em consideração a isonomia e a equidade.

Missão

A Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares tem por missão a inclusão dos afrodescendentes no ensino superior, viabilizando a integração de negros e não-negros em ambiente favorável à discussão da diversidade social, no contexto da realidade nacional e internacional.

Objetivos Institucionais

- Buscar a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão de forma a concretizar uma formação humanística do profissional;

- Estimular um diálogo negro e não-negros, valorizando a realidade brasileira;

- Facilitar a inclusão do afrodescendente no ensino superior, de forma a contribuir para o crescimento de pessoas menos favorecidas economicamente;
- Aperfeiçoar profissionais afrodescendentes ou não para alcançarem sucesso contínuo em um mercado competitivo;
- Consolidar convênios nacionais e internacionais em benefício de alunos e professores da instituição;

- Difundir a Cultura em suas diferentes manifestações;

- Aprimorar a qualidade de vida no Brasil, marcado por indicadores sociais revelados por alto grau de excludência.
Convênio Internacional
Flórida A&M University - FAMU
Fundação Coca-Cola

Nenhum comentário: