Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

sábado, 13 de setembro de 2008

"Sicko - $O$ Saúde", documentário de Michael Moore

"Sicko - $O$ Saúde" escrito, produzido e dirigido por Michael Moore, diretor de "Tiros em Columbine" e "Fahrenheit 11 de Setembro".

Inicialmente anunciado como um documentário sobre a indústria farmacêutica, várias empresas desta área prontamente tomaram medidas para evitar o acesso de Michael Moore a quaisquer informações comprometedoras e aconselharam os seus funcionários a não dialogar com o cineasta.

Irreverente e incisivo como é habitualmente, Moore surpreendeu de novo, produzindo um documentário sobre o lucrativo sistema de saúde norte-americano.

Mostrando sem qualquer censura as conseqüências da inexistência de um sistema de saúde pública nos E.U.A. o documentário é uma crítica afiada aos interesses corporativos e estatais que lucram com a doença dos cidadãos.

Em "Sicko - $O$ Saúde", Michael Moore utiliza mais uma vez seu cáustico humor para mexer com a ideologia de mercado e pôr em cheque o discurso do 'american dream'

Após a exibição do filme em Cannes, o diretor disse: "Nós recebemos também a informação de que as indústrias farmacêutica e médica estão empenhadas na luta contra 'Sicko'. Nós recebemos muitas cartas com grande denúncias dos empregados dessas companhias enquanto fazíamos o filme. Nós gostaríamos de ouvi-los outra vez vez! Mande-nos os memorandos internos e todas os outros planos que vocês cruzarem por acaso na máquina de copiar da companhia ou no servidor de Internet. Nos ajudará a permanecermos cientes do que eles tramam, e nos dará também a oportunidade de um pouco de divertimento às custas destas indústrias".
Reproduzo abaixo as 12 partes do documentário legendado:

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3


PARTE 4


PARTE 5


PARTE 6


PARTE 7


PARTE 8


PARTE 9


PARTE 10


PARTE 11


PARTE 12

Nenhum comentário: