Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

sábado, 6 de setembro de 2008

Políticas de Preservação da Memória da Ditadura no Brasil

A professora Joana D'Arc Fernandes Ferraz coordena uma pesquisa na Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre Políticas de Preservação da Memória da Ditadura no Brasil

Projeto de Pesquisa 2005 - 2009- descrição:

Estamos vivendo um fenômeno bastante interessante na sociedade brasileira.

No que se refere à memória da ditadura, as pessoas que não viveram ou que ainda eram muito jovens neste período estão manifestando um grande desejo de saber o que aconteceu. Este fenômeno exemplifica-se pelo grande número de filmes sobre esse passado remoto, de biografias e depoimentos nos meios de comunicação.

No entanto, a precária informação sobre este período, produzida pelos institutos oficiais, levaram à produção do esquecimento e do silêncio no lugar da produção da memória.

A maioria dos livros de História não faz uma análise abrangente sobre o tema, tratando-o de modo compartimentado, tais como, o milagre econômico , as grandes obras públicas (transamazônica, Ponte Rio-Niterói entre outras), e as sucessões de generais no poder.

Este também é o momento em que muitos ex-militantes estão conseguindo, embora com muita dor, revelar o que viveram. Dentre as questões que devem ser vistas com mais atento, consideramos as relativas às Políticas de Preservação da Memória da Ditadura.

Essas políticas têm por função dar uma maior visibilidade social à memória do período da ditadura e, conseqüentemente, promover novos debates e novas reflexões sobre o tema na sociedade. Essas políticas de preservação sugerem três objetivos que requerem três encaminhamentos metodológicos distintos, mas que devem ser realizados de forma conexa.

I - O primeiro objetivo refere-se à análise das disputas em torno da memória da ditadura em seus aspectos comemorativos e patrimoniais, especificamente no que se referem às medalhas, às placas, aos monumentos, viadutos, logradouros, praças públicas, nomes de cidades que fazem alusão aos militares que participaram do regime ditatorial e outros que fazem menção aos militantes opositores deste regime.

II A outra política de preservação da memória da ditadura brasileira vincula-se à produção de um catálogo cuidadoso sobre literatura de testemunho. Definimos como literatura.

Assista a entrevista da professora Joana Ferraz e sua interessante abordagem sobre os dois momentos da Ditadura Militar:


Nenhum comentário: