Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Existe outro termo que não o Genocídio para denominar as ações de Israel contra os palestinos?

Imagem capturada do site da Al Jazeera. No centro a foto tirada pela Al Jazeera de protesto de palestinos em frente a embaixada dos EUA em Berlim contra o cerco a Gaza empreendido pela política segregacionista de Israel. O garotinho palestino segura uma charge de Carlos Latuff.

O professor de Direito internacional da Universidade de Princeton e relator especial da ONU sobre os territórios palestinos, Richard Falk, tem acusado Israel de violar o direito internacional, as leis humanitárias internacionais e a Convenção de Genebra. Ele descreve as políticas de Israel contra os palestinos e seu cerco de Gaza como "crimes de guerra", "tendências" genocidas, e "holocausto-in-the-making". Ele instou o Tribunal Penal Internacional para estudar a possibilidade de acusar de crimes de guerra os dirigentes israelitas.

Quando Latuff recria a clássica foto do menino judeu diante das armas nazistas em uma de suas charges mais contundentes, a comunidade sionista o discrimina e o acusa de anti-siemita, mas como ficarmos de olhos fechados diante das ações genocidas de Israel??????????????



Como ficar impassível diante de caça israelense F16 que sobrevoa a região da Faixa de Gaza e a bombardeia indiscriminadamente; como ficar impassível diante do lançamento de mais de 20 mísseis contra cidades da região? Como ficar impassível diante do assassinato de mais de 208 pessoas?????????????



Sáb, 27 Dez, 05h06

Por Nidal al-Mughrabi

GAZA (Reuters) - Aviões e helicópteros de combate israelenses bombardearam a Faixa de Gaza neste sábado, deixando pelo menos 208 mortos no território controlado pelo Hamas, num dos dias mais sangrentos para os palestinos em 60 anos de conflito com Israel.

Militantes palestinos responderam lançando foguetes que mataram um israelense e feriram muitos outros, de acordo com médicos da região.

"Há sangue por todo lugar, há feridos e mártires em todas as casas e em todas as ruas. Gaza hoje foi decorada de sangue... Pode haver mais mártires e pode haver mais feridos, mas Gaza nunca será destruída e nunca vamos nos render", acrescentou Haniyeh. [Ismail Haniyeh, líder do governo do Hamas na Faixa de Gaza]

Os militares israelenses disseram que os alvos dos ataques eram "infra-estrutura terrorista". O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, disse que a operação militar "pode levar tempo" e uma fonte militar israelense afirmou que a campanha pode ser ampliada e incluir forças terrestres.

"Não temos limite de tempo e estamos determinados a fazer o que for preciso, incluindo todas as nossas opções, por ar ou por terra", disse o militar israelense a repórteres.

O Hamas informou que pelo menos 100 membros das forças de segurança do grupo foram mortas, além de pelo menos 15 mulheres e crianças, e prometeu vingar o que chamou de "carnificina israelense".


Corpos de palestinos mortos do lado de fora do escritóro de segurança do grupo islâmico Hamas, um dos alvos do ataque aéreo com mísseis feitos por Israel contra a Faixa de Gaza. Mohammed Abded/AFP

"Não vamos deixar nossa terra, não vamos levantar bandeiras brancas e não vamos ficar de joelhos, exceto diante de Deus", disse Ismail Haniyeh, líder do governo do Hamas na Faixa de Gaza, a um site da Internet.

"Há sangue por todo lugar, há feridos e mártires em todas as casas e em todas as ruas. Gaza hoje foi decorada de sangue... Pode haver mais mártires e pode haver mais feridos, mas Gaza nunca será destruída e nunca vamos nos render", acrescentou Haniyeh.

Uma fumaça negra e espessa tomou o céu sobre a Cidade de Gaza, onde mais de 30 ataques foram realizados, destruindo várias instalações policiais do Hamas, incluindo duas onde aconteciam cerimônias de formatura de novos recrutas.

Imagens de TV mostravam corpos no chão, e mortos e feridos sendo carregados do local. Vários edifícios foram atingidos.

Entre os mortos estavam o chefe de polícia nomeado pelo Hamas, Tawfiq Jabber, o chefe de segurança do Hamas e o governador da região central de Gaza, de acordo com funcionários dos serviços médicos. Segundo médicos de Gaza, o número de palestinos mortos chega a pelo menos 205.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, disse que a ofensiva aérea israelense era "criminosa" e pediu intervenção da comunidade internacional. A Liga Árabe informou que ministros das Relações Exteriores árabes se encontrarão no Cairo, domingo ou segunda-feira, para tomar uma posição comum sobre os ataques israelenses.

A União Européia fez um apelo por um cessar-fogo imediato em Gaza: "Estamos muito preocupados com os eventos em Gaza... pedimos que todos mostrem máxima moderação", afirmou o porta-voz para do chefe de Política Externa da União Européia, Javier Solana.

Já a Casa Branca pediu que Israel evite baixas civis em seus ataques aéreos e afirmou que o Hamas precisa interromper os ataques de morteiros a Israel para cessar a violência. No entanto, Washington não pediu para que Israel interrompa os ataques aéreos.

"Os contínuos ataques de morteiros do Hamas em Israel precisam parar para interromper a violência. O Hamas precisa acabar com suas atividades terroristas se quiser ter um papel no futuro do povo palestino", afirmou o porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe.


Após bateria aéres de mísseis atingir a Faixa de Gaza, palestinos observam área atingida ao sul da cidade de Rafh, dezenas de pessoas morreram. Said Khatib/AFP

A chanceler israelense Tzipi Livni, uma das líderes das pesquisas para o pleito de fevereiro que escolherá o novo primeiro-ministro do país, pediu apoio internacional contra o Hamas, considerado por ela "uma organização extremista islâmica... que tem o apoio do Irã", arquiinimigo de Israel.

"CARNIFICINA ISRAELENSE"

Os ataques aéreos aconteceram após o fim, há uma semana, de uma trégua de seis meses em Gaza. Na quinta-feira, o premiê de Israel, Ehud Olmert, alertou o Hamas para que parasse de disparar foguetes contra alvos israelenses ou então que enfrentasse as consequências.

Uma dezena de foguetes foi disparada de Gaza na sexta-feira. Um matou de forma acidental, no norte de Gaza, duas crianças palestinas, segundo médicos.

Neste sábado, corpos eram empilhados, e feridos se contorciam em dor. Os que mostravam sinais de vida eram levados para carros e ambulâncias.

Alguns dos que faziam o resgate batiam na própria cabeça e gritavam: "Allahu akbar" (Deus é grande). Testemunhas disseram que os ataques foram realizados por aviões e helicópteros de combate.

Mais de 700 palestinos ficaram feridos, de acordo com os médicos.

"Todos os combatentes têm a ordem de responder à carnificina israelense", afirmou um comunicado do Jihad Islâmico. O Hamas e outros grupos armados se pronunciaram no mesmo sentido.


Região atingida por ataque de mísseis israelenses na Faixa de Gaza; número de mortos já passa de 150, segundo fontes do grupo islâmico Hamas. Mohammed Abded/AFP

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, afirmou que a operação militar em Gaza terá longa duração e será ampliada se necessário. "Não será fácil e não será curta", disse Barak a jornalistas.

Em março, uma ofensiva israelense de cinco dias matou mais de 120 pessoas.

(Reportagem adicional de Dan Williams, em Jerusalém)

************

Atendendo ao apelo do artista Carlos Latuff faço uso do blog para difundir suas charges denúncia deste brutal ataque israelense, segue seu texto e suas charges:

"Como se não fosse suficiente expor 1,5 milhões de pessoas ao risco da fome, Israel realizou hoje um brutal ataque Gaza, matando mais de 200 pessoas, com 750 feridos, incluindo mulheres e crianças. Mais uma vez, peço que você leitor, meus irmãos e irmãs-em-artes, que difundam estas caricaturas. Reproduzam-nas em cartazes, jornais, revistas, zines, blogs, por todo o lado. Vamos fazer a voz do povo de Gaza ser ouvida em todo o mundo. Obrigado, em nome dos palestinos de Gaza."



Nenhum comentário: