Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Tchau Bush! Bem-vindo presidente OBAMA!

Pensei em muitas coisas pra escrever hoje, mas sequer tive tempo para redigir a crônica prometida da entrega do Jabuti. Entretanto não há como deixar passar em branco a eleição do 44º presidente dos Estados Unidos. Sem sombra de dúvidas o dia 04 de novembro tornar-se-a, ao menos para o mundo, um dia mais especial que o 4 de julho.

Em todo o globo as pessoas celebraram a vitória do primeiro candidato negro que alçou a Casa Branca com uma expressiva margem de vantagem sobre seu concorrente republicano.

Obama não é apenas o primeiro presidente negro dos EUA, é o primeiro estadista contemporâneo com uma visão para além dos EUA. Uma visão que recupera uma tradição de brancos e negros de fins do XVIII e início do XIX que circulavam ao menos entre Europa e África: William Edward Burghardt Du Bois, Thomas Paine. Ser filho de um queniano, com mãe branca estadunidense, ter vivido no Havaí, criado por padrasto indonésio que lhe deu uma irmã asiática possibilitou a este jovem político uma formação multicultural bem diferente da de um estadunidense médio como o era o ex-presidente Bush e seus similares. Obama aprendeu em seu cotidiano, desde o berço, que o mundo é feito de imensas diferenças socioculturais e pode ser interessante nesta diversidade.

Possivelmente sem a crise as chances de Obama teriam sido bem menores, talvez, agora estivéssemos assistindo a subida à presidência da primeira mulher a governar os Estados Unidos.

Porém, a mesma crise que auxiliou Obama a vencer na chapa dos democratas e a arrasar McCain nas urnas será o maior desafio do jovem presidente
. As expectativas do mundo em relação ao democrata liberal que defendeu em sua campanha a mudança e a esperança são gigantescas. Obama não pode falhar, embora seja apenas um homem que terá de lidar com a lógica perversa das corporações.
Moradores do Castro, em São Francisco, comemoram vitória do democrata Barack Obama.

Se ao menos seu país abandonar a lógica da dominação, da espoliação, da ocupação do terrorismo institucionalizado da era Bush, para o restante do mundo já será um imenso avanço.

Boa sorte presidente Obama, daqui do Brasil, uma pátria negra que assim não se enxerga, mando-lhe todas as energias dos orixás para iluminá-lo em seu mandato.

Com os votos de que em seu governo os Estados Unidos iniciem uma nova história privilegiando o verdadeiro respeito entre as etnias, a verdadeira cidadania planetária e que a sua vitória simbolize de fato uma mudança expressiva e positiva do século XXI.

***********
Selecionei, para nossa reflexão, parte desta expectativa, traduzida em uma celebrada esperança em algumas imagens flagradas pela AP. Selecionei também dois vídeos (um de Obama e outro de McCain após o resultado das urnas), assim como a celebração/mobilização da Avaaz.


O abraço da vitória: Obama e sua mulher Michelle.


Boston: O que mais me chamou a atenção ontem vendo as celebrações em Chicago foram a quantidade de pessoas brancas vibrando genuinamente com a vitória de seu candidato negro. Quando no Brasil teremos algo semelhante? Na foto, em Boston, mulheres vibram e aplaudem o anúncio da vitória do democrata Barack Obama.

Christine King Farris, irmã do líder Martin Luther King, e sua neta choram emocionadas após projeções apontarem vitória do democrata Barack Obama.

A bio política na era pós-racial? O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, comemora vitória em Chicago com sua mulher, Michelle, o vice-presidente Joe Biden e sua esposa Jill.


Quênia: na terra do pai de Barack Obama, queniano comemora vitória do presidente eleito dos EUA. Em toda a África, a população comemorou a vitória do primeiro negro a ocupar a Casa Branca.


Japão: A eleição de Barack Obama foi amplamente comemorada pelos japoneses que acompanharam a apuração pelos telões.

Membros da comunidade negra iraquiana dançam em Basra para celebrar vitória de Barack Obama nos EUA.


Havaí: Andy Winer, diretor da campanha de Barack OBama, vibra durante festa pela vitória do democrata em Honolulu.

Na Índia: escultura na areia de praia em Puri parabeniza vitória do democrata Barack Obama.

Rússia: Em São Petersburgo, na Rússia, simpatizantes celebram vitória de Barack Obama na corrida pela Casa Branca.

Califórnia: Moradores de Oakland, dançam no meio da rua comemorando a vitória de Obama na corrida pela Casa Branca.

Holanda: Slogan de campanha do democrata Barack Obama pintada na vitrine de uma livraria em Amsterdã, na Holanda.

China: Jovem chinesa aplaude vitória de Barack Obama durante festa organizada pela Embaixada dos EUA em Pequim.

Mensagem da Avaaz para Obama:

Prezado Presidente Obama
:

Nós cidadãos do mundo todo gostaríamos de parabenizá-lo pela vitória e celebrar os seguintes compromissos de campanha: um novo tratado global forte para lidar com as mudanças climáticas, o fechamento do presídio de Guantanamo e o fim da tortura, a retirada das tropas do Iraque e a duplicação da assistência de combate à pobreza. Nenhum líder ou país pode vencer estes desafios sozinho, mas trabalhando juntos dentro de um espírito de diálogo e cooperação, nós podemos sim gerar mudanças reais e duradouras.


Se quiser participar da campanha, clique aqui





Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, como é bom sentir a esperança de um mundo melhor renovada!

Acho incrível que muita gente não se dê conta da imensa relevância da eleição de um negro para o cargo mais importante do mundo, depois de séculos de racismo, desde a época da escravidão.

E o mundo finalmente volta a caminhar para frente...

Abraços,
Fabiano Pereira