Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Serra aprendeu geografia com a turma da Abril?

Por Rodrigo Vianna do site Escrevinhador

Quem notou o erro grotesco foi o blogueiro Nivaldo Ribeiro-Blogisso-. Numa matéria sobre a cantora Stefhany, o site da "Veja" publicou o mapa que reproduzo abaixo, para mostrar onde nasceu a garota.

O Ceará sumiu, tragado pelo Maranhão. O Pará avançou sobre território maranhense. Depois, a "Veja" tirou o mapa do ar. Mas o Nivaldo foi mais rápido: fez uma cópia da lambança e espalhou pela internet.

Na elite branca paulista, muita gente não gosta do Norte/Nordeste. A não ser que seja pra passar férias em "resort" à beira mar.

É uma turma que pensa assim: "o problema do Brasil são os nordestinos, analfabetos, que insistem em votar no Lula". É uma turma que se informa pela "Veja". Por isso, não me surpreende que o site da "Veja" não conheça muito bem a geografia do Nordeste. O público da "Veja" não liga muito pra isso. Eles querem é saber onde estão as melhores promoções da rua Oscar Freire.

Maranhão? Ceará? Ah, pra eles isso não tem a menor importância. É tudo a mesma coisa...

Print screen de um trecho da página onde o mapa foi publicado

E o Serra ainda manda comprar revista da editora Abril para distribuir para os alunos da rede estadual paulista. Faz sentido, afinal a turma do Serra também não é muito boa de geografia. Não sabem nem onde fica o Paraguai - clique aqui.

Lembram do mapa, que saiu numa apostila enviada aos alunos da rede pública em São Paulo?

Voces acham que o Serra aprendeu geografia com a turma da Abril?

Nenhum comentário: