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segunda-feira, 20 de julho de 2009

A herença da educação tucana a São Paulo

Vejam senhores o editorial que fora publicado na Folha de São Paulo, em se tratando da Folha até gera estranheza que faça uma crítica ao viés político do novo secretário de educação ao invés de indicar meios de resolver ou minimizar os problemas da educação paulista. Mas não há de se reclamar quando alguém tem sensatez.

Além disso o editorial ainda faz a crítica que a Apeoesp e diversos movimentos sociais fazem a anos, mesmo tendo governos de continuidade a 14 anos a qualidade do ensino não melhorou e em alguns piorou, ou seja, não se pode reclamar de herança maldita, mas os únicos responsáveis por essa situação é o próprio governo do PSDB.

(Joildo Santos em seu blog)

O EX-MINISTRO da Educação e deputado federal Paulo Renato Souza (PSDB-SP) retorna ao cargo de secretário que já ocupara na administração Franco Montoro. Sua experiência e biografia indicam que o governador José Serra buscou nome de peso para cobrir um flanco desguarnecido da gestão tucana.

Após 14 anos no governo do Estado de São Paulo, o PSDB não tem do que se orgulhar com sua rede de ensino, cujos indicadores revelam desempenho medíocre, quando não declinante.

Em seus primeiros pronunciamentos, o secretário enfatizou uma missão política e não se mostrou tão preocupado em abordar as deficiências e vícios que afetam 5.000 escolas estaduais. São 5 milhões de estudantes e 230 mil professores, dos quais 100 mil contratados como temporários.

Era essa a tarefa a que se dedicava a ocupante anterior do posto, Maria Helena Guimarães de Castro, quando foi substituída em circunstâncias pouco esclarecidas, depois de ter permanecido apenas 20 meses na Secretaria de Educação.

Paulo Renato, em entrevista à Folha, não foi explícito quanto ao que planeja fazer. Limitou-se à intenção genérica de dar mais ênfase à alfabetização e à diversificação do ensino médio. Questionado diretamente sobre o mau desempenho dos alunos da rede pública paulista, apontou a existência de bons instrumentos de avaliação e culpou a má formação de professores, “um problema nacional”.

Se for essa sua linha de defesa, precisa melhorá-la. Ninguém lhe recusa o mérito, quando ministro, de ter criado abrangente sistema de avaliação, bem como de ter sanado, com o Fundef, o problema da inconstância de verbas no ensino fundamental. Nos oito anos de Esplanada, no entanto, não atacou de modo decisivo a questão da qualidade do ensino.

Na educação básica paulista, embora tenha se completado a universalização do acesso, do ponto de vista qualitativo resta quase tudo por fazer.

FSP 17/04

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