Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Obama pede união para 'aperfeiçoar' os EUA

Barack Obama e sua família (a esposa Michelle e a filha Sasha) embarcam na Filadélfia (Foto: AFP)
Obama iniciou a viagem com a família, seguranças e representantes da imprensa

O presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama iniciou sua viagem de Filadélfia a Washington, onde ocorrerá a posse no dia 20 de janeiro, com um discurso no qual pediu união de todos.

"Acredito que nosso futuro é nossa escolha e se pudermos nos reconhecer nos outros e unir todos: democratas, republicanos, independentes, norte, sul, leste oeste, negros, brancos, latinos, asiáticos, nativos americanos, gays e heterossexuais e deficientes... então isto não apenas restauraria a esperança e oportunidade onde são necessárias, mas talvez poderíamos aperfeiçoar nosso país no processo", afirmou.

Pouco antes de embarcar no trem que o levou por uma viagem que refez a viagem do presidente Abraham Lincoln no século 19, Obama pediu que todos os americanos construam um país melhor.

"Começando agora, vamos levar para nossas vidas o trabalho de aperfeiçoar nosso país. Vamos construir um governo que é responsável com o povo. Vamos aceitar nossas responsabilidades como cidadãos para manter nosso governo responsável."

"Vamos fazer nossa parte para reconstruir este país, vamos garantir que esta eleição não é o fim do que fazemos para mudar a América, mas apenas o começo", acrescentou.

O presidente eleito lembrou dos problemas dos Estados Unidos e afirmou que o país precisa adotar novas formas de pensamento.

"Nossos problemas podem ser novos, o que é preciso para superá-los não é. O que é preciso é a mesma perseverança e idealismo que nossos fundadores mostraram."

"O que é preciso é uma nova Declaração de Independência, não apenas em nosso país, mas em nossas vidas. Independência de ideologia e pensamento estreito, independência de preconceitos e intolerância, independência do egoísmo", disse.

Viagem histórica

Assim como Abraham Lincoln em 1861, antes de assumir a presidência dos Estados Unidos, a viagem de Barack Obama começou em Filadélfia, onde o presidente eleito, seguranças e um grupo da imprensa embarcaram em um trem de 80 anos de idade.

Joe Biden e sua mulher Jill, embarcam
Obama fez uma parada em Wilmington para que Joe Biden e família embarcassem

A viagem seguiu para Claymont, Delaware, onde o trem passou lentamente para que Obama pudesse acenar para o público. Uma parada foi feita em Wilmington, para que o vice-presidente eleito Joe Biden e sua família se juntassem à viagem.

Em Baltimore, Maryland, Obama fez mais uma parada e um discurso para cerca de 40 mil pessoas, no qual afirmou que é preciso mostrar o espírito de luta dos antigos patriotas americanos.

"Apenas em algumas vezes em nossa história uma geração teve que enfrentar desafios tão grandes", afirmou.

"Uma economia vacilante, duas guerras - uma que precisa ser encerrada com responsabilidade e outra que precisa ser feita de forma sábia. Um planeta que está esquentando (...) devido à nossa insustentável dependência do petróleo."

"E ainda que nossos problemas sejam novos, o que é preciso para superá-los não é. O que é preciso é a mesma perseverança e idealismo que aqueles patriotas demonstraram", disse.

Na noite de sábado Obama chegou ao destino final da viagem, Washington, onde na terça-feira, fará o juramento da posse.

Antes da posse, uma série de eventos deverá iniciar as comemorações. No domingo Obama participará, junto com celebridades e cantores, de um concerto no Lincoln Memorial.

Na segunda-feira, o feriado de Martin Luther King, Obama, Biden e suas famílias participarão de atividades que visam encorajar cidadãos a ajudarem suas comunidades, em Washington.

Nenhum comentário: