Bem-vindo/a ao blog da coleção de História nota 10 no PNLD-2008 e Prêmio Jabuti 2008.

Bem-vindos, professores!
Este é o nosso espaço para promover o diálogo entre as autoras da coleção HISTÓRIA EM PROJETOS e os professores que apostam no nosso trabalho.
É também um espaço reservado para a expressão dos professores que desejam publicizar suas produções e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Clique aqui, conheça nossos objetivos e saiba como contribuir.

sábado, 17 de maio de 2008

The Story Of Stuff (A História das coisas)

Do que trata este vídeo?

O filme foi feito para o público estadunidense (a população dos EUA representa 5% da população mundial e gasta 30% dos recursos do planeta). Mas a classe média-alta do globo consomem como os estadunidenses, não nos esqueçamos.

Se todo o globo consumisse no padrão de um estadunidense médio precisaríamos de muito mais planetas! Diante desta realidade assustadora, a ativista ambientalista Annie Leonard de modo criativo resolveu mostrar de onde vêm, por onde passam, para onde vão todas as coisas que consumimos, assim como o resultado desse processo que ou ignoramos ou não fazemos muita questão de descobrir.

Então vamos começar: da extração até à venda, passando pelo uso e descarte, todas as coisas que compramos e usamos na nossa vida afetam a nossa sociedade e também as pessoas e recursos de outros países que não consomem no padrão de um estadunidense de classe-média.

Entretanto, grande parte do processo da economia das coisas é propositadamente escondida dos nossos olhos pelas corporações e pelos governos.

A História das Coisas resolveu dissecar esse processo em 20 minutos. Rápido e repleto de fatos, a narrativa deste documentário que olha para o interior dos padrões do sistema de extração, produção, consumo e lixo e expõe as conexões entre um enorme número de importantes questões ambientais e sociais, demonstrando que destruímos o mundo e nos autodestruirmos quanto mais consumimos.

É uma mensagem inteligente de conscientização para a necessidade premente de criar um mundo mais sustentável e justo para todos e para o planeta Terra.

Este documentário se não contribuir pra mudar seus hábitos de consumo ao menos colocará questões a você e a maneira como olha para todas as coisas que consome.




















Para saber mais consulte o site oficial do vídeo Story Stuff


Um comentário:

murillopaiva disse...

Excelente! Fez um ótimo proveito9 deste vídeo!